1 Resgatar as origens e motivações das escolas democráticas
2 implica compreender o cenário de mudanças que começa a se
3 desenhar no campo da educação ainda no século 19. Desponta um
4 sentimentodedesilusãocomapedagogiatradicional,erigidaapartir
5 dos sistemas nacionais de ensino, criados sob inspiração do ideário
6 iluminista e os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade da
7 Revolução Francesa. Para transformar servos em cidadãos livres, a
8 escola postulava o domínio de saberes legitimados pela ciência, em
9 que a figura do professor é a autoridade máxima, que detém e
10 transmiteessessaberes."Nessaperspectiva,ossistemasnacionaisde
11 instrução foram concebidos como imensas máquinas de transmissão
12 dosaberconstituído",observaGhanem.
13 As reações se multiplicam e, em meio às críticas à chamada
14 escola tradicional, diferentes teorias sobre a prática pedagógica
15 começamaaparecer,emváriaspartesdomundo.
16 As críticas à pedagogia tradicional terminam por impulsionar um
17 amplomovimentoreformista.NoBrasil,sobaexpressãodo"escolanovismo",
18 assumesuarepresentaçãomáxima.
19 "Ensinamoscrianças,nãomatérias",difundiaodaEscolaNova,
20 para quem a pedagogia tradicional, "verbalista e enciclopédica",
21 reduziaoprocessoeducativoexclusivamenteàdimensãodosaber.Se
22 atéentãooprofessoreraafiguracentral,comaresponsabilidadede
23 iluminar o caminho de seus discípulos e transformar súditos em
24 cidadãos,agorasereivindicaumaescolacapazdeextrapolaramera
25 transmissão de conteúdos para valorizar os processos de
26 aprendizagem.
27 DeslocaMseoeixo-doensinarparaoaprender.Eaodeslocaro
28 eixo de uma pedagogia centrada na ciência da lógica para uma
29 pedagogia de inspiração filosófica, com contribuições crescentes da
30 biologia e da psicologia, a educação começa a viver mudanças
31 profundas.
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=12702
[com adaptações]
Pode-se afirmar que no texto predomina a intenção de:
a)
traçar um perfil dos educadores afeitos à pedagogia tradicional. |
b)
defender a necessidade de se romper definitivamente com a pedagogia de inspiração filosófica. |
c)
informar o leitor a respeito de movimentos pedagógicos que têm orientações distintas. |
d)
defender a tese de que a democratização da educação depende da transmissão do saber constituído no campo da pedagogia. |
De acordo com o texto, ao deslocar-se o eixo do ensinar para o aprender:
a)
objetiva-se transformar súditos em cidadãos. |
b)
dá-se destaque para o saber enciclopédico. |
c)
o foco do processo pedagógico passa a ser o aluno. |
d)
a transmissão de conteúdos passa a ser mais valorizada. |
Não há crítica à pedagogia tradicional na seguinte passagem do texto:
a)
Resgatar as origens e motivações das escolas democráticas implica compreender o cenário de mudanças que começa a se desenhar no campo da educação ainda no século 19 (linhas 1-3). |
b)
Ensinamos crianças, não matérias, difundia o da Escola Nova, para quem a pedagogia tradicional, verbalista e enciclopédica, reduzia o processo educativo exclusivamente à dimensão do saber (linhas 18-20). |
c)
Para transformar servos em cidadãos livres, a escola postulava o domínio de saberes legitimados pela ciência, em que a figura do professor é a autoridade máxima, que detém e transmite esses saberes (linhas 6-9). |
d)
Desponta um sentimento de desilusão com a pedagogia tradicional, erigida a partir dos sistemas nacionais de ensino, criados sob inspiração do ideário iluminista e os princípios de liberdade, igualdade e fraternidade da Revolução Francesa (linhas 3-6). |
Quanto às normas de colocação pronominal, é correto afirmar que, no enunciado "agora se reivindica uma escola capaz de extrapolar a mera transmissão de conteúdos" (linhas 22-23), a próclise justifica-se pelo(pela):
a)
uso do registro informal da língua. |
b)
presença de um termo atrativo. |
c)
ocorrência de forma verbal paroxítona. |
d)
posição que o pronome ocupa na frase, não iniciando a oração. |
Quanto aos fatos gramaticais da língua, pode-se afirmar que:
a)
o uso da crase, em As críticas à pedagogia tradicional (linha 15), é optativo. |
b)
o vocábulo o, em difundia o da Escola Nova (linha 18), é um pronome e refere-se a movimento. |
c)
há um desvio em relação à regência verbal em implica compreender o cenário de mudanças (linhas 1-2). |
d)
a mudança da posição do adjetivo em a educação começa a viver mudanças profundas (linha 28) alteraria completamente o sentido do enunciado. |
Haverá alteração de sentido se substituirmos:
a)
ainda por até mesmo, em no campo da educação ainda no século 19 (linhas 2-3). |
b)
até então por até esse momento, em Se até então o professor era a figura central (linhas 20- 21). |
c)
nessa perspectiva por nessa ótica, em Nessa perspectiva, os sistemas nacionais de instrução (linhas 9-10). |
d)
em meio às por no decorrer das, em em meio às críticas à chamada escola tradicional (linhas 12-13). |
Ocorre linguagem figurada no seguinte fragmento de texto:
a)
a escola postulava o domínio de saberes legitimados pela ciência (linhas 7-8). |
b)
No Brasil, sob a expressão do escolanovismo, assume sua representação máxima (linhas 16-17). |
c)
diferentes teorias sobre a prática pedagógica começam a aparecer, em várias partes do mundo (linhas 13-14). |
d)
os sistemas nacionais de instrução foram concebidos como imensas máquinas de transmissão do saber constituído (linhas 9-11). |
Em relação ao emprego dos sinais de pontuação, é correto afirmar que, em:
a)
"Ensinamos crianças, não matérias'' (linha 18), usou-se vírgula para indicar elipse do objeto. |
b)
''Desloca-se o eixo do ensinar para o aprender'' (linha 25), o travessão assinala mudança de interlocutor. |
c)
''No Brasil, sob a expressão do escolanovismo, assume sua representação máxima'' (linhas 16-17), as vírgulas separam orações adjetivas. |
d)
''Nessa perspectiva, os sistemas nacionais de instrução foram concebidos como imensas máquinas de transmissão do saber constituído'' (linhas 9-11), as aspas sinalizam uma citação. |
No que concerne às relações de retomada de sentido, o pronome:
a)
''quem'', em ''para quem a pedagogia tradicional'' (linhas 18-19) refere-se a ''crianças.'' |
b)
''que'', em ''que a figura do professor é a autoridade máxima'' (linha 8), refere-se a ''ciência.'' |
c)
''que'', em ''que detém e transmite esses saberes'' (linhas 8-9), refere-se a autoridade ''máxima.'' |
d)
''que,'' em que ''começa a se desenhar no campo da educação ainda no século 19'' (linhas 2-3), refere-se a escolas ''democráticas.'' |
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