As portas físicas de um computador permitem que este seja conectado a diversos dispositivos periféricos e até a outros computadores. Com respeito a essas portas, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma a seguir.
( ) A porta USB serve para conectar periféricos que podem transmitir e armazenar dados.
( ) Ethernet é um tipo de conexão que funciona apenas na Intranet.
( ) HDMI é uma porta utilizada para a transmissão digital de áudio e vídeo.
( ) SVGA é um tipo de entrada mais moderna que utiliza sinal digital HD.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
a) V, F, V, F.
|
b) F, V, F, F.
|
c) F, V, F, V.
|
d) V, F, V, V.
|
Assinale a opção que apresenta somente tipos de gráficos gerados nativamente pela planilha eletrônica Calc do LibreOffice.
a) Barra, Cotações, Rede.
|
b) Pluvial, Sazonal, Temporal.
|
c) Mapa geográfico, Oval MNG, Pizza.
|
d) Animado MNG, Bala, Dispersão.
|
Considerando o inquérito administrativo, assinale a afirmação verdadeira.
a) Declarada a nulidade do inquérito, no todo ou em parte, por falta do cumprimento de formalidade essencial, inclusive o reconhecimento de direito de defesa, novo procedimento será aberto.
|
b) Aberto o inquérito administrativo, suspende-se a fluência do período do estágio probatório.
|
c) O inquérito administrativo é o procedimento sumário através do qual o Estado ou suas autarquias reúnem elementos informativos para determinar a verdade em torno de possíveis irregularidades que possam configurar, ou não, ilícitos administrativos, aberta pela autoridade de maior hierarquia, no órgão em que ocorreu a irregularidade.
|
d) O inquérito administrativo precede a sindicância, quando for o caso, sendo-lhe anexado como peça informativa e preliminar.
|
A Norma Regulamentadora – NR – 18 estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. Sobre os diferentes aspectos dessa norma, é correto afirmar que
a) são obrigatórios a elaboração e o cumprimento do PCMAT nos estabelecimentos com 100 (cem) trabalhadores ou mais, contemplando os aspectos da NR18 e outros dispositivos complementares de segurança.
|
b) é facultativa a comunicação à Delegacia Regional do Trabalho, antes do início das atividades, do número máximo previsto de trabalhadores na obra, assim como das datas previstas do início e conclusão da obra.
|
c) a observância do estabelecido na NR18 não desobriga os empregadores do cumprimento das disposições relativas às condições e meio ambiente de trabalho, determinadas na legislação federal, estadual e/ou municipal, e em outras estabelecidas em negociações coletivas de trabalho.
|
d) a instalação sanitária deve ser constituída de lavatório, vaso sanitário e mictório, na proporção de 1(um) conjunto para cada grupo de 100 (cem) trabalhadores ou fração, bem como de chuveiro, na proporção de 1 (uma) unidade para cada grupo de 50 (cinquenta) trabalhadores ou fração.
|
A Lei 8.666/93 estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Considerando essa lei, assinale a afirmação verdadeira.
a) As obras e os serviços somente poderão ser licitados quando houver projeto executivo aprovado pela autoridade competente e disponível para exame dos interessados em participar do processo licitatório – Art. 7º § 2º Inciso I.
|
b) Para os fins desta Lei, considera-se serviço toda atividade destinada a obter determinada utilidade de interesse para a Administração, tais como: demolição, conserto, instalação, montagem, operação, conservação, reparação, adaptação, manutenção, transporte, locação de bens, publicidade, seguro ou trabalhos técnico-profissionais – Art.6º Inciso II.
|
c) O autor do projeto, básico ou executivo, pessoa física ou jurídica poderá participar, direta ou indiretamente, da licitação ou da execução de obra ou serviço e do fornecimento de bens a eles necessários – Art. 9º Inciso I.
|
d) Concorrência é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação – Art. 22 § 1º.
|
As argamassas são materiais de construção com propriedades principais de aderência e endurecimento, constituídas a partir de uma mistura homogênea de um ou mais aglomerantes, um agregado miúdo e água, podendo ainda conter aditivos e adições minerais. As argamassas desempenham diversas funções construtivas. A consistência de uma argamassa é a propriedade
a) que lhe confere maior ou menor facilidade de deformar-se sob a ação de cargas presentes.
|
b) pela qual ela tende a conservar-se deformada ao cessarem as tensões de deformação.
|
c) pela qual atua a força física de atração entre as partículas sólidas da argamassa e as ligações químicas da pasta aglomerante.
|
d) que lhe confere uma tendência de separação da água da pasta, de modo que a água sobe ao meio externo e os agregados descem ao seu interior.
|
O Cimento Portland é um aglomerante obtido a partir da pulverização do clinker essencialmente composto de substâncias químicas constituintes que lhe conferem características importantes e fundamentais ao seu desempenho. A mistura de matérias-primas, em proporções convenientes é pulverizada, homogeneizada e submetida à ação do calor no forno produtor de cimento até a temperatura de fusão incipiente, que resulta na obtenção do clinker. Resultam deste processo, combinações químicas no estado sólido. Considerando os principais constituintes químicos do Cimento Portland, assinale a opção correta.
a)
Silicato tricálcico – (3 Ca(OH)2.SiO2 = C3S) |
b)
Aluminato tricálcico – (3 CaHCO3.Al2O3 = C3A) |
c)
Ferro Aluminato tetracálcico – (4 CaOH.Fe2O3.Al2(OH)3 = C4AFe) |
d)
Silicato bicálcico – (2 CaO.SiO2 = C2S) |
O solo é constituído por um esqueleto de grãos sólidos ou sua macroestrutura, que contém em seus interstícios água e ar. A presença destes interstícios constitui um maior ou menor grau de porosidade do solo, o que lhe confere uma característica de compressibilidade. Com a aplicação de sobrecargas oriundas de fundações das obras de engenharia sobre os solos compressíveis, podem vir a ocorrer recalques, que são deslocamentos verticais descendentes destes elementos construtivos, acarretando os chamados recalques diferenciais, que podem causar danos às estruturas. Considerando os diferentes tipos de recalques, é correto afirmar que
a) recalque por adensamento é aquele que ocorre em solos granulares e resulta da dissipação do excesso de poro pressão inicial com a transferência de carga ao esqueleto sólido. Pode ocorrer em um longo período de tempo.
|
b) recalque secundário é aquele que ocorre sob tensão variável, provocando a quebra dos grãos de argila, porém, sendo preponderante nas areias de granulometria uniforme. Ocorre normalmente em longos períodos de tempo.
|
c) recalque imediato é aquele que ocorre logo após a aplicação do carregamento ou sobrecarga, com parcela predominante nas areias, por serem solos de elevada permeabilidade. Nos solos finos saturados pode ocorrer por deformação a volume constante.
|
d) recalque por adensamento é o produto da compressibilidade do solo, que se constitui em fenômeno puramente mecânico, não havendo nenhuma relação com a composição iônica do fluido intersticial, ou seja, a água presente nos poros do seu esqueleto sólido.
|
Segundo a NBR 6118, 15.8.2, os pilares devem ter índice de esbeltez menor ou igual a 200 (λ ≤ 200). Apenas no caso de postes com força normal menor que 0,10 f CD x AC, o índice de esbeltez pode ser maior que 200. O índice de esbeltez é a razão entre o comprimento de flambagem e o raio de giração, nas direções a serem consideradas. De acordo com o comprimento de flambagem, os pilares classificam-se como: curto, se λ < 35; medianamente esbelto, se 35<λ<90; esbelto, se 90<λ<140; e muito esbelto, se 140<λ<200. Observe atentamente os dados e a figura do pilar apresentados a seguir.
Considere o pilar de seção quadrada da figura abaixo, com os seguintes dados:
a = 50 cm; L = 1200 cm; P = 1.750.000 kgf ; L = le
A carga crítica é dada pela fórmula:
PC = π 2 .EI/L2
Observação: Pilar instável significa sujeito à flambagem.
Considerando o pilar pertencente a uma estrutura de nós fixos, segundo o critério 15.6 da NBR 6118, assinale a opção que apresenta corretamente seu índice de esbeltez para le = L e sua carga crítica.
a)
λ = 51,98 e PC = 5.654,32tf, P < PC (Pilar estável e medianamente esbelto). |
b)
λ = 83,16 e PC = 7.496,43tf, P < PC (Pilar estável e medianamente esbelto). |
c)
λ = 103,76 e PC = 9.347,33tf, P < PC (Pilar estável e esbelto). |
d)
λ = 155,11 e PC = 1.330,22tf, P > PC (Pilar instável e muito esbelto). |
Uma das propriedades fundamentais do comportamento dos solos se refere à sua resistência ao cisalhamento, característica essencial para a estabilidade em particular de obras de engenharia, tais como aterros, encostas, taludes, maciços de barragens e a capacidade de carga de fundações. A resistência ao cisalhamento de um solo é definida como a tensão do solo para um nível suficientemente grande de deformação que permita caracterizar uma condição de ruptura, estado no qual o solo não suporta mais acréscimo de carga. Os componentes que conferem ao solo uma resistência ao cisalhamento e consequente ruptura são o atrito interno e a coesão. Atente ao que se diz a seguir sobre a origem da parcela de resistência ao cisalhamento oriunda da coesão, e assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.
( ) A coesão de um solo depende principalmente das tensões normais a ele aplicadas.
( ) A coesão de um solo depende particularmente da atração iônica entre partículas argilosas.
( ) A coesão de um solo se origina das tensões superficiais geradas pelos meniscos capilares.
( ) A coesão aparente de um solo se origina pelo efeito da sucção matricial e é função do grau de saturação do solo.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
a) F, V, V, V.
|
b) V, V, F, F.
|
c) V, F, V, F.
|
d) F, F, F, V.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.