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Informações da Prova Questões por Disciplina TRT - 2ª REGIÃO (SP) (Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região) - Analista Judiciário - FCC (Fundação Carlos Chagas) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

1 -

Os três parágrafos do texto organizam-se de modo a constituírem, na ordem dada, as seguintes operações argumentativas:

a) relativização do conceito de perfeito; valorização absoluta do conceito de perfeito; inclusão do conceito de imperfeito.
b) valorização absoluta do conceito de perfeito; valorização absoluta do conceito de imperfeito; nova valorização do conceito de perfeito.
c) reconhecimento do conceito de perfeito; relativização do conceito de perfeito; demonstração do valor do imperfeito.
d) defesa dos conceitos de perfeito e imperfeito; valorização máxima do conceito de imperfeito; conclusão acerca da superioridade do imperfeito.
e) recuperação histórica do conceito de perfeito; predomínio do imperfeito nas artes e nas ciências; reavaliação positiva do conceito de perfeito.
2 -

No terceiro parágrafo, uma escultura abstrata e a estrutura hexagonal dos flocos de neve são exemplos de que o autor do texto se serve para demonstrar que

a) as artes e a física moderna valem-se dos mesmos modelos de perfeição e de beleza.
b) o imperfeito pode representar-se tanto na criação estética como na ordem natural.
c) a imperfeição final é a ordem a partir da qual tudo se organiza na arte e na natureza.
d) sob o aspecto de uma aparente imperfeição há o primado das leis que regem o perfeito.
e) por trás das formas belas e das estruturas físicas encontra-se a razão mesma de ser do que é perfeito.
3 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

a) guia muitas aspirações nossas (1º parágrafo) = orienta uma série de vocações humanas
b) andando de mãos dadas com o belo (2º parágrafo) = determinando a natureza do que seja estético
c) rompimento com a busca da perfeição (3º parágrafo) = ruptura com a admissibilidade do imperfeito
d) novas perspectivas de avaliação (3º parágrafo) = outras taxativas formas de julgar
e) uma outra possibilidade de ser belo (3º parágrafo) = um novo modo possível de beleza
4 -

várias das ideias que revolucionaram nossa produção artística e científica vieram justamente da exaltação do imperfeito...

Uma nova redação do segmento acima, que preserve sua correção e seu sentido, e que se inicie por a exaltação do imperfeito..., poderá ter como adequada complementação

a)

possibilitou que várias ideias revolucionárias impactassem nossas artes e nossas ciências.

b)

proveniente por várias ideias acabaram por revolucionar tanto as nossas artes quanto as nossas ciências.

c)

entendida como nova revolução, acabou por influenciarem as artes e as ciências, com outras ideias.

d)

abriu portas revolucionárias para que lhe surgissem artes e ciências com ideias originais inclusas.

e)

incutiu nas artes e nas ciências, graças à seus ideais revolucionários, novas e produtivas ideias.

5 -

Há forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na frase:

a) Sempre houve aspirações cuja meta era a perfeição, mas que não se cumpria por falta de determinação de quem as alimentavam.
b) Por vezes caminham juntas a sede de perfeição e esforço pelo belo, tal como se podem constatar nas obras de arte clássicas.
c) As obras de arte modernas comportam, com frequência, a ação de algum elemento imperfeito, que as elevam a patamares insólitos.
d) O exemplo dos flocos de neve é trazido ao texto para ilustrar um caso em que mesmo uma rigorosa simetria pode produzir diferenças.
e) A exaltação das formas imperfeitas, nas artes plásticas ou na música, ocorrem sobretudo na modernidade, em que recusa a composição harmônica.
6 -

Numa reelaboração de um segmento do texto, mantêm-se a correção da frase e uma adequada correlação entre os tempos e modos verbais em:

a) Em algumas religiões, tomávamos consciência de que o nosso objetivo era chegar ao paraíso, visto como um espaço de plenitude e perfeição.
b) Algumas teses de que iriam revolucionar a produção artística têm a haver com a incorporação, das formas imperfeitas.
c) Muitos casos de ruptura com a sede de perfeição verifica-se na exploração de novos modelos artísticos, aonde predominasse a imperfeição.
d) Se numa relação afetiva entre duas pessoas poderiam ocorrer discensões, o que de fato se pretendia eram uma troca de afetos harmoniosos.
e) Não apenas na arte, como assim também na física, o lugar do imperfeito existiria como um fator que proporcione o equilíbrio de uma determinada estrutura.

Texto II

Atenção: Para responder à questão, baseie-se no texto abaixo.

7 -

Ao se referir aos pequenos satélites desses grandes planetas, José Saramago está considerando

a) o valor maior que se atribui ao Bem e ao Mal e a consideração menor com que vemos as suas práticas miúdas.
b) a órbita dos pequenos satélites, girando em torno da grandeza indiscutivelmente superior dos planetas Bem e Mal.
c) uma relação já reconhecida entre a pequenez dos gestos baratos e a magnitude dos grandes sacrifícios.
d) a ilusão de imaginarmos que podemos galgar os valores absolutos cultivando os valores apenas relativos.
e) uma relação entre a esfera superior do Bem e as pequenas manifestações do Mal, que giram em sua órbita.
8 -

No segundo parágrafo, a apresentação justificada de uma versão mais positiva daquela diretriz básica já referida entre aspas

a) revela-se, de fato, como um pequeno equívoco, pois ambas as formulações encarnam um idêntico conteúdo.
b) ressalta a importância de excluir da sentença a sombra de egoísmo de quem priorizaria não ser atingido pelo mal.
c) deixa claro que é muito mais fácil ativar um bem de fundo egoísta do que excluir o mal de nossas ações.
d) faz ver que as diretrizes básicas de comportamento têm o exato valor das intenções profundas que as inspiram.
e) enfatiza a necessidade de nos iludirmos para que não vejamos o exercício do Bem ou do Mal como prática egoísta.
9 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:

a)

fraquezas e virtudes minúsculas (1º parágrafo) = mazelas e sanções mínimas

b)

grandes filosofias especulativas (1º parágrafo) = totalizações filosóficas redundantes

c)

uma diretriz básica (2º parágrafo) = um postulado conveniente

d)

uma versão mais positiva (2º parágrafo) = um paralelismo menos relutante

e)

dissolve de vez a suspeita (2º paragrafo) = desfaz terminantemente a desconfiança

10 -

Está clara, correta e coerente a redação deste livre comentário sobre o texto:

a) O festejado escritor Saramago, de cujas virtudes de pensador e ficcionista não haja quem reconheça, dedica-se nesse texto à uma reflexão de alto caráter ético.
b) É fato, que quando se trata da ética, pensemos em altos valores, nos esquecendo que nos pequenos gestos têm as mesmas qualidades inerentes dos grandes.
c) As formulações ressaltadas no texto, sobre um ponto de vista ético, evidencia-se como uma preocupação de afastar o sentido supostamente egoísta de uma frase.
d) Saramago prefere a simplicidade de uma formulação sintética à ambição da filosofia que busca constituir um sofisticado sistema de diretrizes éticas.
e) Costumam advir das preocupações éticas um cuidado extremo com os mais altos valores em vez de se preocupar com a prática que cabem aos pequenos.

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