Por volta da década de 1950, na Inglaterra, surge a proposta teórica com a perspectiva de que comunicar não é manipular por meio de símbolos, mas intensificar relações que se renovam na troca simbólica. Seus autores consideram que o receptor possui um repertório cultural e que isso interfere no modo como recebe e interpreta as mensagens. Essa proposta recebeu o nome de
a) teoria crítica.
|
b) indústria cultural.
|
c) estudos culturais.
|
d) teoria hipodérmica.
|
Qual é o conceito que designa a existência de elementos na produção de notícias que podem funcionar como cancelas nas quais o jornalista atua como mediador, deixando ou não a informação circular, podendo assim determinar se ela será ou não publicada?
a) Agenda setting.
|
b) Espiral do silêncio.
|
c) Newsmaking.
|
d) Gatekeeper.
|
É a expressão utilizada por Adorno e Horkheimer para designar um subsistema da sociedade capitalista que reproduz a ideologia e configura o processo de mercantilização da cultura, ao limitar os processos de formação da consciência crítica:
a) dialética do esclarecimento.
|
b) indústria cultural.
|
c) crítica à cultura de massa.
|
d) esfera pública do consumo.
|
Os instrumentos de comunicação pública podem ser classificados a partir de sua ênfase: informação ou diálogo. Dentre os listados abaixo, qual deles se classifica como instrumento com ênfase no diálogo?
a) Publicidade.
|
b) Noticiário.
|
c) Discurso.
|
d) Ouvidoria.
|
O que é comunicação pública?
a) É o processo de comunicação entre o Estado, o governo e a sociedade.
|
b) É o processo de comunicação entre o Estado, as organizações e os públicos.
|
c) É o processo de comunicação entre o Estado, os partidos e a sociedade.
|
d) É o processo de comunicação entre o Poder Executivo, o Poder Legislativo e a sociedade.
|
Duarte (2007) atribui aos agentes públicos, em particular aos profissionais de comunicação, a responsabilidade por encontrar as maneiras adequadas de fazer a informação circular e chegar aos interessados. Neste sentido, ele propõe quatro eixos centrais da comunicação pública, a saber:
a) o interesse público, a transparência, a cidadania e o diálogo.
|
b) a pluralidade, a integração, o diálogo e a participação.
|
c) a transparência, o acesso, a interação e a ouvidoria social.
|
d) a democracia, a informação, a ouvidoria e a identidade social.
|
O profissional de relações públicas, ao abordar temas de interesse público, em suas estratégias comunicacionais, contribui para o debate e para o movimento da rede de comunicação pública. De qual rede de comunicação é integrante a Câmara Municipal?
a) Rede de comunicação social.
|
b) Rede de comunicação política.
|
c) Rede de comunicação governamental.
|
d) Rede de comunicação científica.
|
Para o desenvolvimento do processo de relações públicas em uma instituição, é necessária a elaboração de documentos de comunicação. São documentos técnicos, em ordem de complexidade técnica e abrangência temporal:
a) 1º Planejamento de Comunicação; 2º Política de Comunicação; 3º Projeto de Comunicação.
|
b) 1º Política de Comunicação; 2º Projeto de Comunicação; 3º Planejamento de Comunicação.
|
c) 1º Planejamento de Comunicação; 2º Projeto de Comunicação; 3º Política de Comunicação.
|
d) 1º Política de Comunicação; 2º Planejamento de Comunicação; 3º Projeto de Comunicação.
|
Na rotina de trabalho, o profissional de relações públicas precisa interagir com os diversos públicos. Sabe-se que existem muitas barreiras que interferem na comunicação das organizações. Neste sentido, de acordo com Kunsch (2003), encontram-se quatro classes, a saber:
a) pessoais, administrativas/burocráticas, excesso de informações e comunicações incompletas/parciais.
|
b) informais, hierárquicas, juízo de valor e fluxo ascendente.
|
c) formais, publicação de informações, boatos e audição seletiva.
|
d) particulares, morais, informativas e temporais.
|
Ao planejar e executar eventos, o profissional de relações públicas aciona diariamente elementos e sentidos que constituem a reputação, a imagem e a identidade da organização. São características do conceito de imagem:
a) personalidades da organização associadas à cultura e ao processo de gestão.
|
b) trajetória, história, filosofia e portfólio de produtos e serviços.
|
c) representações mentais de uma organização construída por indivíduos e grupos.
|
d) elementos gráficos, estéticos e visuais que caracterizam a organização.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.