ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina AL-RO (Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia) - Analista Legislativo - Arquivologia - FGV (Fundação Getúlio Vargas) - 2018

Legislação Estadual
1 -

Com relação ao Plano de Carreira, Cargos e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos do Estado de Rondônia, assinale a afirmativa correta.

a) O PCCR/RO está vinculado às estratégias administrativas de caráter discricionário propostas pela Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia.
b) O Plano de Carreira, Cargos e Remuneração foi elaborado de forma técnica, centralizada, sendo apresentado aos servidores para a implementação respectiva.
c) O PCCR/RO está fundamentado em processo de reestruturação das carreiras, dos cargos e da política de remuneração implantados;
d) O PCCR/RO tem por diretriz estabelecer o desenvolvimento da carreira com base no tempo de serviço do servidor.
e) O PCCR/RO tem foco na gestão horizontal e caórdica, em que cada funcionário exercita a própria chefia, propondo e cumprindo as próprias metas.
2 -

As opções a seguir apresentam requisitos básicos para a investidura em cargo público no Estado de Rondônia, exceto uma. Assinale-a.

a) Estar em pleno gozo de seus direitos políticos.
b) Estar quites com suas obrigações eleitorais.
c) Ter idade mínima de 21 anos.
d) Estar quites com suas obrigações militares.
e) Ter nacionalidade brasileira.
Arquivologia
3 -

Após a Revolução Francesa estabeleceu-se o quadro de uma administração de arquivos públicos de âmbito nacional. Pela primeira vez uma administração orgânica de arquivos cobriu toda a rede de depósitos de documentos criados por outras repartições públicas.

Na Arquivologia, essa perspectiva é considerada uma visão

a)

pós-custodial.

b)

informacional.

c)

gerencial.

d)

histórica.

e)

tecnicista.

4 -

A função que objetiva conferir racionalidade à criação ou origem dos documentos de arquivo, de forma a padronizá-los, segundo o objetivo para o qual foi criado, é denominada

a) avaliação.
b) eliminação.
c) aquisição.
d) classificação.
e) produção.
5 -

Na dinâmica seletiva para formar a parte da massa documental que apresente valores, o arquivista atribui valor a um documento.

Quando o arquivista vê no documento uma utilidade diferente daquela para a qual foi originalmente produzido, trata-se do valor

a) probatório.
b) secundário.
c) primário.
d) científico.
e) gerencial.
6 -

A Norma Internacional de Registro de Autoridade Arquivística para Entidades Coletivas, Pessoas e Famílias – ISAAR (CPF) – está baseada na forma normalizada do nome, combinada com outros elementos informativos que permitem identificar e descrever a entidade mencionada e que podem também remeter a outros registros de autoridade relacionados.

Assinale a opção que sintetiza o escopo de descrição da ISAAR (CPF).

a) Documento de arquivo.
b) Função de produtor de arquivo.
c) Acervo arquivístico.
d) Produtor de arquivo.
e) Entidade custodiadora.
7 -

Sobre o Conselho Nacional de Arquivos – CONARQ, órgão colegiado que tem divulgado publicações técnicas, com o objetivo de disseminar conhecimento arquivístico, analise as afirmativas a seguir.

I. É um órgão subordinado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR).

II. É presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional, além de integrado por representantes de instituições arquivísticas e acadêmicas, públicas e privadas.

III. Propõe ao Presidente da República, por intermédio do Ministro de Estado da Justiça, a declaração de interesse público e social de arquivos privados.

Está correto o que se afirma em

a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) II e III, apenas.
e) I, II e III.
8 -

A Norma Brasileira de Descrição Arquivística estabelece diretivas para a descrição de documentos arquivísticos e tem em vista facilitar o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. Seu objetivo é garantir descrições consistentes, apropriadas e autoexplicativas.

O campo em que o profissional deve indicar o local de produção da unidade de descrição para a identificação da localidade, denomina-se

a) data cronológica.
b) cidade/estado.
c) data tópica.
d) região/país.
e) data arquivo.
9 -

Relacione os exemplos de campos de descrição arquivística, de acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivística, às suas respectivas identificações.

1- Dossiê (4)

2- textuais 0,65m e 2 fotografias

3- BR CPDOC JG

4- Rio de Janeiro, Distrito Federal

( ) 1.1 Código de referência

( ) 1.3 Data(s)

( ) 1.4 Nível de descrição

( ) 1.5 Dimensão e suporte

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

a) 1, 3, 2 e 4.
b) 3, 4, 1 e 2.
c) 4, 2, 3 e 1.
d) 2, 4, 3 e 1.
e) 4, 3, 2 e 1.
10 -

No processamento técnico do arquivo de uma instituição em que se busca aplicar o princípio da proveniência, mesmo considerando que os documentos foram recolhidos diretamente do produtor pela instituição arquivística pública, é indispensável que se leve em consideração

a) o valor probatório.
b) a existência jurídica.
c) o volume do acervo.
d) a estrutura produtora.
e) a natureza do suporte.

« anterior 1 2 3 4 5 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.