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Informações da Prova Questões por Disciplina TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) - Escrevente Técnico Judiciário - VUNESP (Vestibular da Universidade Estadual Paulista) - 2018

Língua Portuguesa

Texto I

Leia o texto para responder à questão.

1 -

De acordo com o texto, entende-se que as formas linguísticas empregadas na novela

a) correspondem a um linguajar que, apesar de ser antigo, continua em amplo uso na linguagem atual.
b) divergem dos usos linguísticos atuais, caracterizados pela adoção de formas mais coloquiais.
c) estão associadas ao coloquial, o que dá mais vivacidade à linguagem e desperta o interesse do público.
d) harmonizam-se com a linguagem dos dias atuais porque deixam de lado os usos corretos e formais.
e) constituem usos comuns na linguagem moderna, porém a maior parte das pessoas não os entende.
2 -

As informações textuais permitem afirmar corretamente que

a) a proximidade entre a literatura e as novelas exige que haja um senso estético aguçado em relação à linguagem, por isso essas artes primam pelo erudito.
b) a linguagem coloquial atrai sobremaneira os autores de novelas, como é o caso de Alcides Nogueira, que desconhecia o emprego de formas eruditas.
c) a linguagem erudita deixa de ser empregada na novela quando há necessidade de retratar os momentos mais banais vividos pelas personagens.
d) a opção por escrever uma novela de época implica a transposição de elementos visuais e linguísticos para o tempo presente, modernizando-os.
e) a harmonização entre a linguagem e a estética da novela contribui para que a caracterização de uma época seja mais bem entendida pelo público.
3 -

No texto, há exemplo de uso coloquial da linguagem na passagem:

a) ... então tudo foi pensado para que o público entrasse junto com a gente nesse túnel do tempo.
b) Com frases que parecem retiradas de um romance antigo, [...] os personagens se expressam de maneira correta e erudita.
c) Quem assiste a “Tempo de Amar” já reparou no português extremamente culto e correto...
d) ... o autor da novela [...] diz que o linguajar de seus personagens é um ponto que leva a novela a se destacar.
e) Ele revela que toma diversos cuidados na hora de escrever o texto, utilizando, inclusive, o dicionário.
4 -

Considere as passagens:

• ... os personagens se expressam de maneira correta e erudita. (1º parágrafo)

• Compartilhou-lhe o sentimento Jayme Monjardim... (4º parágrafo)

• “... para que o telespectador consiga se sentir em outra época"... (4º parágrafo)

Os pronomes, em destaque, assumem nos enunciados, correta e respectivamente, os sentidos:

a) recíproco, possessivo e reflexivo.
b) recíproco, reflexivo e reflexivo.
c) reflexivo, possessivo e reflexivo.
d) reflexivo, demonstrativo e enfático.
e) reflexivo, enfático e possessivo.
5 -

Sem prejuízo de sentido ao texto, as passagens “Quem assiste a 'Tempo de Amar' já reparou no português extremamente culto..." (1º parágrafo) e “Aos poucos, a escrita foi ficando mais fácil"… (3º parágrafo) estão corretamente reescritas em:

a) Quem assiste a “Tempo de Amar” já corrigiu o português excepcionalmente culto... / Seguramente, a escrita foi ficando mais fácil.
b) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se deu conta do português agudamente culto... / Rapidamente, a escrita foi ficando mais fácil.
c) Quem assiste a “Tempo de Amar” já percebeu o português muitíssimo culto... / Paulatinamente, a escrita foi ficando mais fácil.
d) Quem assiste a “Tempo de Amar” já reconheceu o português ocasionalmente culto... / Curiosamente, a escrita foi ficando mais fácil.
e) Quem assiste a “Tempo de Amar” já se aborreceu com o português sagazmente culto... / Lentamente, a escrita foi ficando mais fácil.

Texto II

Leia o texto para responder à questão.

6 -

No texto, o autor defende que

a) a transformação das formas de comunicação está restrita à linguagem oral, normalmente menos formal que a escrita.
b) a linguagem deve atender às necessidades comunicativas das pessoas, nem que para isso suas regras tenham de ser violadas.
c) o estilo dos escritores rompe com a tradição da linguagem, o que implica que eles, cada vez mais, estão submissos a ela.
d) os discursos lógicos e artísticos, para serem mais coerentes, têm evitado as violações linguísticas a que poderiam recorrer.
e) a forma como muitas pessoas se comunicam cotidianamente tem deturpado a essência da língua, comprometendo-lhe a clareza.
7 -

Assinale a alternativa em que, ao contrário da construção “aquela rapaz", segue-se a lei fundamental da concordância, de acordo com a norma-padrão.

a)

Quando o despacho chegou, a primeira coisa que o advogado fez foi conferir os documentos anexos.

b)

Era um dia ensolarado, e não se sabe como foi atropelado aquela mulher em uma avenida tranquila.

c)

Parece-me que este ano está chovendo muito, mas ainda assim há menas chuvas do que em anos anteriores.

d)

As crianças brincavam no jardim, colhendo flores colorida e presenteando-se num gesto emocionante.

e)

Quando entraram na casa abandonada, uma cobra estava escondido ali. Assustaram-se, pois era um bicho perigoso.

8 -

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de colocação pronominal.

a) A prosódia, já disse-o alguém, não é mais que função do estilo.
b) Se consubstancia o transitivo de criação com o intransitivo de identificação na frase: – Ó universo, eu sou-te.
c) Tendo referido-me a Deus simultaneamente como o Criador e a Alma do mundo, recorri à frase: – Ó universo, eu sou-te.
d) Sirvamo-nos da linguagem para quaisquer efeitos, sejam eles lógicos ou artísticos.
e) Para expressar minha ideia, juntariam-se o transitivo de criação com o intransitivo de identificação na frase.

Texto III

Leia o texto para responder à questão.

9 -

No texto, o autor recorre a várias citações, com a finalidade de

a) discutir a falta de necessidade do ensino de gramática, uma vez que seu domínio não implica necessariamente saber usar a língua de forma adequada.
b) enfatizar as discrepâncias quanto à necessidade da gramática para a vida, concluindo que ela é inútil e só tem servido como atividade escolar.
c) propor a obrigatoriedade do ensino da gramática dentro e fora da escola, possibilitando que as pessoas usem melhor a língua materna.
d) questionar a fascinação que grandes personalidades têm em relação à gramática, a qual, na maioria das vezes, ultrapassa os limites do contexto escolar.
e) mostrar diferentes perspectivas em relação à gramática, concluindo que ela é relevante e que algumas de suas partes assemelham-se a fases da vida.
10 -

Observe as passagens do texto:

• O que a gente deve aos professores! (1º parágrafo)

• ... mas quem, professoras, nos ensina a viver? (4º parágrafo)

Observando-se o contexto em que ocorrem e a pontua- ção nelas presentes, conclui-se que as frases apontam, correta e respectivamente, para os seguintes sentidos:

a) o narrador sente que está em dívida com os professores, por tudo o que aprendeu; o narrador acredita que o papel da gramática no cotidiano é incompreendido.
b) o narrador demonstra reconhecimento pelo que lhe foi ensinado pelos professores; o narrador questiona qual é o papel da gramática na vida cotidiana das pessoas.
c) o narrador ironiza a educação e os ensinamentos de seus professores; o narrador sugere que a gramática não tem importância nenhuma na vida das pessoas.
d) o narrador expressa certo descontentamento com o que os professores lhe ensinaram; o narrador tem plena certeza de que a gramática transforma a vida das pessoas.
e) o narrador questiona os ensinamentos gramaticais que recebeu dos professores; o narrador discorda da ideia de que a gramática seja a disciplina mais importante.

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