ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina Prefeitura de Itatiaiuçu - MG (Prefeitura Municipal de Itatiaiuçu) - Fonoaudiólogo - FUNDEP (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Universidade Federal de Minas Gerais) - 2018

Saúde Pública
1 -

“Os níveis de saúde expressam a organização social e econômica do país, tendo a saúde, como determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, a atividade física, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais."

Considerando esse parágrafo da Lei Nº 8.080, de 1990, conclui-se que

a) a desigualdade social eleva o risco de adoecimento da população.
b) os agentes patógenos como vírus e bactérias são preponderantes e condições indispensáveis para que ocorra o adoecimento.
c) a saúde depende da organização dos serviços, cabendo ao Estado prover condições socioeconômicas para que a população tenha saúde.
d) a elevada carga de doença mental deve-se à falta de alimentação, moradia, saneamento básico, trabalho, renda, educação, atividade física e lazer.
2 -

A partir das definições legais estabelecidas pela Constituição Federal de 1988 e da Lei Orgânica de Saúde, iniciou-se o processo de implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) de forma pactuada entre o Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems).

Esse processo foi orientado pelas Normas Operacionais do SUS, instituídas por meio de portarias ministeriais (Normas Operacionais Básicas – NOB-SUS 01/91, 01/92, 01/93 e 01/96 – e Norma Operacional da Assistência a Saúde – NOAS-SUS 01/01 e 01/02).

Entre os objetivos das Normas Operacionais, pode-se destacar:

I. Aprofundar e reorientar a implementação do SUS.

II. Definir a distribuição dos serviços públicos e privados no Brasil (regionalização).

III. Regular as relações entre seus gestores.

IV. Normatizar o SUS.

Está(ão) correto(s) o(s) objetivo(s)

a) I e II, apenas.
b) I, II e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) III, apenas.
3 -

De acordo com a Constituição Federal de 1988, são competências do Sistema Único de Saúde, exceto:

a) Financiamento das ações de saneamento básico.
b) Ordenação da formação de recursos humanos na área de saúde.
c) Controle e fiscalização de procedimentos, produtos e substâncias de interesse para a saúde.
d) Produção de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos, hemoderivados e outros insumos.
4 -

Leia as seguintes afirmativas, sobre os pressupostos do acesso universal e igualitário à assistência farmacêutica, definidos pelo Decreto Nº 7.508, de 28 de junho de 2011.

I. O usuário deve estar assistido por ações e serviços de saúde do SUS.

II. O medicamento deve ter sido prescrito por profissional de saúde, no exercício regular de suas funções no SUS.

III. A prescrição deve estar em conformidade com a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME) e / ou com a relação específica complementar estadual, distrital ou municipal de medicamentos.

Estão corretas as afirmativas

a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.
5 -

De acordo com a Política Nacional de Humanização, as decisões da gestão interferem diretamente na atenção à saúde. Por isso, trabalhadores e usuários devem buscar conhecer como funciona a gestão dos serviços e da rede de saúde, assim como participar ativamente do processo de tomada de decisão nas organizações de saúde e nas ações de saúde coletiva. Ao mesmo tempo, o cuidado e a assistência em saúde não se restringem às responsabilidades da equipe de saúde. O usuário e sua rede sociofamiliar devem também se corresponsabilizar pelo cuidado de si nos tratamentos, assumindo posição protagonista com relação a sua saúde e a daqueles que lhes são caros.

A descrição acima refere-se

a) ao cuidado em saúde.
b) à multidisciplinariedade.
c) à integralidade do cuidado.
d) à indissociabilidade entre atenção e gestão.
⇑ TOPO

 

 

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.

 

6 -

A estrutura operacional é um importante elemento constitutivo das Redes de Atenção à Saúde (RAS).

Sobre essa estrutura e sua composição, assinale a alternativa incorreta.

a) O centro de comunicação das RAS é a atenção de urgência e emergência.
b) A estrutura operacional é constituída pelos “nós” das redes e pelas ligações materiais e imateriais que comunicam esses diferentes “nós”.
c) Os sistemas logísticos são compostos pelo registro eletrônico em saúde, sistemas de acesso regulado à atenção e sistemas de transporte em saúde.
d) Os sistemas de apoio são compostos pelos sistemas de apoio diagnóstico e terapêutico, sistemas de assistência farmacêutica, sistemas de teleassistência e sistemas de informação em saúde.
7 -

O campo da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no SUS contempla sistemas médicos complexos e recursos terapêuticos, que envolvem abordagens que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e recuperação da saúde por meio de tecnologias eficazes e seguras.

Sobre a PNPIC, assinale a alternativa incorreta.

a) Se destacam a visão ampliada do processo saúde-doença e a promoção global do cuidado humano, especialmente do autocuidado.
b) Há ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.
c) As ações desenvolvidas, pelo seu cunho complementar e integrativo a outras ações, não necessitam de uma avaliação da segurança, da eficácia e da qualidade.
d) Experiências exitosas, resultantes da PNPIC, destacam aquelas no âmbito da medicina tradicional chinesa / acupuntura, da homeopatia, da fitoterapia, da medicina antroposófica e do termalismo / crenoterapia.
8 -

Serão consideradas despesas com ações e serviços públicos de saúde, exceto:

a) Vigilância sanitária.
b) Assistência terapêutica.
c) Limpeza urbana e remoção de resíduos.
d) Assistência na recuperação de deficiências nutricionais.
9 -

Uma das formas da participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é por meio dos Conselhos de Saúde.

Sobre os conselhos, é correto afirmar que

a) se reúnem a cada dois anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
b) se reúnem a cada quatro anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde nos níveis correspondentes.
c) órgãos colegiados compostos somente por usuários, com caráter permanente e deliberativo. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.
d) órgãos colegiados compostos por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, com caráter permanente e deliberativo. Atuam na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
10 -

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias em Saúde (Conitec) é o órgão responsável por

a) financiar os novos medicamentos, produtos e procedimentos, incluídos recentemente em protocolo clínico ou diretriz terapêutica, no âmbito do SUS.
b) avaliar a incorporação, a exclusão ou a alteração de novos medicamentos, produtos e procedimentos sujeitos à comercialização no país.
c) avaliar a incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica.
d) avaliar a incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica dos medicamentos excepcionais.

« anterior 1 2 próxima »