Vivemos esperando
Dias melhores
Dias de paz, dias a mais
Dias que não deixaremos
Para trás
Oh! Oh! Oh! Oh!
Vivemos esperando
O dia em que
Seremos melhores (melhores, melhores!)
Melhores no amor
Melhores na dor
Melhores em tudo
Oh! Oh! Oh!
[...]
Disponível em:
É possível observar na letra da composição musical que o
enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito; para isso,
a)
volta-se para o processo de estruturação da mensagem e para seus próprios constituintes, tendo em vista produzir um efeito estético. |
b)
emprega a linguagem da comunicação, evidenciando o assunto, o objeto, os fatos, os juízos. |
c)
enfatiza o canal para checar sua recepção ou para manter a conexão entre os falantes. |
d)
busca mobilizar a atenção do receptor, produzindo um apelo ou uma ordem. |
e)
dá ênfase ao emissor e à expressão direta de suas emoções e atitudes. |
O primo Basílio
Eça de Queiroz
[...]
Entraram para o escritório.
Era uma saleta pequena, com uma estante alta e
envidraçada, tendo em cima a estatueta de gesso, empoeirada e
velha, de uma bacante em delírio. A mesa, com um antigo tinteiro
de prata que fora de seu avô, estava ao pé da janela; uma coleção
empilhada de Diários do Governo branquejava a um canto; por
cima da cadeira de marroquim-escuro pendia, num caixilho preto,
uma larga fotografia de Jorge; e sobre o quadro duas espadas
encruzadas reluziam. Uma porta, no fundo, coberta com um
reposteiro de baeta escarlate, abria para o patamar.
Disponível em:
Acesso em: 20 fev. 2017
O fragmento está inserido em uma estrutura narrativa comprovada
por aspectos linguísticos marcados pela presença de
a) termos arcaicos.
|
b) formas verbais de voz reflexiva.
|
c) formas verbais no tempo passado.
|
d) adjuntos adverbiais de intensidade.
|
e) formas verbais no futuro do presente.
|
Dadas as afirmativas sobre o vocábulo saia no texto,
I. Pode ser classificado como “saia" = substantivo; “saia" = verbo.
II. É chamado de homônimo perfeito, pois apresenta uma
mesma grafia e uma mesma pronúncia.
III. Possui polissemia.
verifica-se que está(ão) correta(s)
a)
I, II e III. |
b)
II e III, apenas. |
c)
I e III, apenas. |
d)
II, apenas. |
e)
I, apenas. |
Dadas as afirmativas sobre os aspectos morfossintáticos dos
quadrinhos,
I. O pronome demonstrativo ESTA, 1º quadrinho, foi
corretamente empregado, já que expressa proximidade de
quem se manifesta com o objeto referente.
II. A linguagem verbal do 2º quadrinho foi constituída por apenas
um período simples.
III. A vírgula, que aparece no 2º quadrinho, está de acordo com
as orientações gramaticais, uma vez que aparece isolando
um termo explicativo.
IV. O termo TODA A PROVA, presente no 3º quadrinho,
apresenta idêntica classificação sintática que AS
QUESTÕES, no 3º quadrinho.
verifica-se que está(ão) correta(s)
a) I, II, III e IV.
|
b) I, II e IV, apenas.
|
c) III e IV, apenas.
|
d) I e II, apenas.
|
e) III, apenas.
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O sonho encheu a noite
Extravasou pro meu dia
Encheu minha vida
E é dele que eu vou viver
Porque sonho não morre.
Disponível em:
construída principalmente pelo recurso estilístico da
a) paronímia.
|
b) sinonímia.
|
c) antonímia.
|
d) homonímia.
|
e) ambiguidade.
|
Dadas as afirmativas quanto aos aspectos linguísticos dos
fragmentos textuais,
I. A locução adjetiva destacada das plantas exerce função
sintática de adjunto adnominal.
II. No fragmento como explica Patrícia Cândido, uma das
desenvolvedoras da Fitoenergética, sistema natural de
cura por meio da energia das plantas estão presentes dois
apostos explicativos.
III. O elemento articulador destacado que introduz uma oração
subordinada adverbial consecutiva.
IV. O pronome destacado esses exerce importante recurso de
coesão referencial catafórica.
verifica-se que está(ão) correta(s)
a) II, apenas.
|
b) I e III, apenas.
|
c) III e IV, apenas.
|
d) I, II e IV, apenas.
|
e) I, II, III e IV.
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Os doze grandes olímpicos
Os doze grandes deuses do Olimpo eram deuses supremos
que sucederam aos Titãs. Primitivamente, o Olimpo designava o
cume de uma montanha, a maior montanha de maior altitude de
toda a Grécia, situado no Nordeste. Até mesmo na Ilíada,
essa ideia começa a desagregar-se para dar a noção de um outro
Olimpo, localizado algures num reino misterioso, em nível muito
superior ao de todas as outras montanhas da Terra. [...]
HAMILTON, Edith. Mitologia. São Paulo: M. Fontes, 1992, p. 22
O pronome demonstrativo presente na expressão essa ideia
funciona como elemento de substituição, uma vez que assegura a
cadeia referencial do texto. Assinale a alternativa cujo enunciado
representa a ideia retomada pela referida expressão.
a) A noção de um outro Olimpo.
|
b) A primeira designação do Olimpo.
|
c) Os doze grandes deuses do Olimpo.
|
d) A montanha de maior altitude de toda a Grécia.
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e) Os deuses supremos que sucederam aos Titãs.
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O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do
professor
RESUMO – Com o objetivo de conhecer a imagem que
professores de escola regular têm da surdez e do aluno surdo,
bem como a influência desta imagem na sua prática pedagógica,
procedeu-se à análise de entrevistas e observações em sala de
aula de sete professoras do Ensino Fundamental regular, que têm
aluno surdo na classe. A interpretação dos dados fundamentou-se
na Análise de Conteúdo, proposta por Bardin (1977), tendo sido
estabelecidas as seguintes categorias temáticas: intelectual,
comportamental, aprendizagem e linguagem. A análise dos dados
evidenciou que a dificuldade de linguagem da criança surda leva,
muitas vezes, o professor a construir uma imagem equivocada do
aluno surdo a qual se reflete nas suas ações em relação às
crianças. Assim, embora considerem os alunos inteligentes, bem
comportados e com potencial para aprendizagem, todas as
professoras pareciam tratar os alunos como tendo muita
dificuldade para acompanhar o processo escolar.
Palavras-chave: surdez; imagem (Psicologia); surdos-educação.
PAIVA e SILVA, A. B.de & PEREIRA, M. C. C. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do
professor. Revista Psicologia: Teoria e Pesquisa. maio-ago. 2003, vol. 19, n. 2, p. 173-176
O texto é um exemplo do gênero textual resumo de trabalho
científico. Assinale a alternativa em que se apresenta o resultado
da análise dos dados coletados pelas autoras.
a) O fato de os professores considerarem os alunos inteligentes.
|
b) O estabelecimento de diferentes categorias temáticas na análise.
|
c) A construção de uma imagem equivocada do aluno surdo pelo professor.
|
d) A análise de entrevista e observações em sala de aula pelas pesquisadoras.
|
e) A informação de que todas as professoras tinham alunos surdos em sala.
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Formando professores profissionais
Estudos sociológicos sobre as profissões demonstram uma
evolução clara no decorrer dos últimos anos e na maior parte dos
ofícios relativos aos profissionais das ciências humanas:
enfermeiros, assistentes sociais, jornalistas... e professores.
Assim, para responder aos desafios sem precedentes da
transformação necessária dos sistemas educacionais, o papel dos
professores deve, necessariamente, evoluir. Na maior parte dos
países ocidentais, o professor está em vias de passar do status de
executante para o de profissional.
Nesse sentido, o profissional é considerado um prático que
adquiriu, através de longos estudos, o status e a capacidade para
realizar com autonomia e responsabilidade atos intelectuais
não rotineiros na busca de objetos inseridos em uma situação
complexa. Essa concepção sociológica do profissional tem
influência sobre as competências de base necessárias para o
exercício desse “novo ofício”.
O que um professor profissional deve ser capaz de fazer?
PERRENOUD, F. et all. Formando professores profissionais. Porto Alegre: Artmed, 2001 (adaptado).
Ao apresentar resultados de “estudos sociológicos” para
fundamentar a tese de que “o papel dos professores deve,
necessariamente, evoluir”, o texto apresenta uma argumentação
desenvolvida por
a) analogia.
|
b) oposição.
|
c) enumeração.
|
d) raciocínio lógico.
|
e) voz de autoridade.
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A desigualdade mundial: de 150 euros por mês a 3.000 euros
por mês
A desigualdade mundial contrasta países cuja renda média
por habitante é da ordem de 150-250 euros por mês (África
Subsaariana e Índia) com países onde a renda média por
habitante alcança um patamar entre 2.500-3.000 euros por mês
(Europa Ocidental, América do Norte, Japão) – ou seja, onde as
pessoas ganham vinte vezes mais. A média global, que
corresponde aproximadamente ao nível da China, situa-se em
torno de 600-800 euros mensais.
Essas ordens de grandeza são significativas e merecem ser
guardadas na memória. É preciso salientar, todavia, que são
afetadas por margens de erro significativas: é sempre muito mais
difícil medir a desigualdade entre nações (ou entre épocas
diferentes) do que dentro de um determinado país.
PIKETY, Thomas. O capital no século XXI. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2014, p. 69
Segundo o texto, as ordens de grandeza levantadas são afetadas
por uma margem de erro, definida pelo(a)
a) significação das ordens de grandeza.
|
b) fato de se ganhar mais na Europa, América e Japão.
|
c) necessidade de se guardar essas ordens na memória.
|
d) dificuldade da medição da desigualdade entre nações.
|
e) contraste entre países com renda média menor e maior.
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