Identifique as ações que permitem pautar projetos em alguns arranjos e/ou movimentos curriculares para que sejam mais integradores, e assinale a alternativa correta.
Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.
I Superação do etapismo no percurso formativo.
II Escolhas teórico-metodológicas de conhecimentos e de experiências significativas para compor o percurso formativo e que mobilizem os sujeitos para a aprendizagem.
III Ampliação de espaços de autonomia intelectual e política dos sujeitos envolvidos nos percursos formativos.
IV Exploração das interfaces entre os saberes, dos entre-lugares, das redes, das coletividades como lócus geradores de conhecimento
a) Apenas a afirmação III está correta.
|
b) Todas as afirmações são corretas.
|
c) Apenas I e II estão incorretas.
|
d) Apenas a afirmação IV é correta.
|
Para pautar movimentos curriculares integradores é necessário o “reconhecimento da diversidade de identidades e de saberes como condição político-pedagógica para o desenvolvimento da Educação Básica." Nesse sentido é correto afirmar, exceto:
Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.27.
a) Para combater as inúmeras formas de discriminação ainda existentes, faz-se necessário combinar os pactos nacionais e internacionais de proteção aos direitos humanos com medidas e políticas que acelerem a construção de uma cultura de direitos em que se reconheçam as diferentes identidades, como processo de inclusão de grupos socialmente vulneráveis.
|
b) A educação destina-se a múltiplos sujeitos e tem como objetivo a troca de saberes, a socialização e o confronto do conhecimento, segundo diferentes abordagens, exercidas por pessoas de diferentes condições físicas, sensoriais, intelectuais e emocionais, classes sociais, crenças, etnias, gêneros, origens, contextos socioculturais, e da cidade, do campo e de aldeias.
|
c) Em Santa Catarina, o Conselho Estadual de Educação aprovou a Resolução nº 132, de 15 de dezembro de 2009, a fim de minimizar os processos de discriminação e preconceitos a travestis, transexuais e transgêneros, garantindo-lhes o acesso e a permanência na Educação Básica.
|
d) Pode-se afirmar que os sujeitos da diversidade somos todos nós, mas não há como destacar grupos que vivenciaram processos de preconceito e discriminação, principalmente no percurso formativo.
|
“A implementação da Educação e Prevenção tem a escola como um espaço privilegiado onde as crianças, adolescentes, adultos e idosos ampliam os saberes científicos, a convivência, as inter-relações com e entre sujeitos da diversidade, suas diferenças, suas vivências, seus valores e ética." Portanto, a educação deve ser também um espaço de:
Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p.62.
a) justiça social, cidadania e respeito aos direitos humanos.
|
b) produção de conhecimentos dogmáticos que geram justiça social.
|
c) produção de conhecimentos científicos em prol do individualismo.
|
d) justiça, cidadania e respeito ao individualismo.
|
A escola poderá se tornar um espaço educador sustentável, com potencial de reverberação se tomar determinadas atitudes. Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
Fonte: Proposta curricular de Santa Catarina: formação integral na educação básica. Florianópolis: SED, 2014 na p 65.
I Na gestão cuida e educa, a comunidade escolar poderá ter uma eficácia nas decisões de suas políticas quando valorizar a diversidade como mediadora, através do diálogo, da democracia e da participação.
II No quesito currículo, este é orientado por um Projeto Político Pedagógico que tem na valorização da diversidade a conexão entre a sala de aula, os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos, além de incentivar a cidadania ambiental, visando a promoção da responsabilidade de todos para transformação local e global.
III Quanto à participação da comunidade, estimular que esta se insira nas ações promovidas pelas escolas, exercendo controle social sobre o processo de transição rumo à sustentabilidade.
IV E no espaço físico, o ambiente arborizado e ajardinado é planejado para proporcionar uma aprendizagem significativa e de convívio social.
a) Apenas a afirmação II está incorreta.
|
b) Apenas II e III estão corretas.
|
c) Todas as afirmações são corretas.
|
d) Apenas I e IV estão corretas.
|
Marque com V as afirmações verdadeiras e com F a falsas e assinale a alternativa correta, considerando que o Conselho de Classe é instância deliberativa integrante da estrutura dos estabelecimentos de ensino, e tem sob sua responsabilidade:
Fonte: Resolução nº 183, de 19 de novembro de 2013, diz que Art. 16.
( ) a avaliação do processo ensino-aprendizagem desenvolvido pelo estabelecimento de ensino e a proposição de ações para a sua melhoria;
( ) a avaliação da prática docente no que se refere à metodologia, aos conteúdos programáticos e à totalidade das atividades pedagógicas realizadas;
( ) apreciar em caráter deliberativo os resultados das avaliações dos alunos, apresentados individualmente pelos professores;
( ) a avaliação dos envolvidos no trabalho educativo e a proposição de ações para a superação das dificuldades.
a) F - V - V - F
|
b) V - V - F - F
|
c) F - F - V - V
|
d) V - V - V - V
|
“A avaliação da aprendizagem do estudante deverá ser registrada no diário de classe do professor ou documentos equivalentes, impressos ou on-line, incluídos os procedimentos de recuperação paralela."
Fonte: Portaria P/189, de 09/02/2017, que Regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, Art. 2º.
Nesse sentido, considere os parágrafos que seguem o citado artigo. Todos estão corretos, exceto:
a) Entende-se por recuperação paralela a retomada pedagógica dos conceitos/conteúdos não apropriados pelo estudante em determinado período letivo, sendo de responsabilidade da escola e do professor da área do conhecimento ou da disciplina escolar fazer constar no planejamento (replanejamento).
|
b) Para atribuição de nota ou conceito, resultante da avaliação das atividades de recuperação paralela, deverá ser utilizado peso maior da que originou a necessidade de recuperação, prevalecendo o último resultado.
|
c) Os estabelecimentos de ensino deverão oferecer, a título de recuperação paralela, novas oportunidades de aprendizagem, sucedidas de avaliação, quando verificado o rendimento insuficiente, nos termos do estabelecido nesta Portaria, durante os bimestres, antes do registro das notas ou conceitos bimestrais.
|
d) O professor deverá registrar no Diário de Classe e ou no sistema Professor Online, além das atividades regulares, as atividades de recuperação de estudos e seus resultados, bem como a frequência dos alunos.
|
A Portaria P/189 de 09/02/2017 que regulamenta a implantação da sistemática de avaliação do processo ensino-aprendizagem na Rede Pública Estadual de Ensino, no Art. 6º diz ,“Ter-se-ão como aprovados, quanto ao rendimento em todas as etapas e modalidades da Educação Básica e Profissional, os alunos que (...):"
Nesse sentido, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta.
I Serão aprovados os alunos que obtiverem a média anual igual ou superior a seis (6) em todas as disciplinas.
II Serão aprovados os alunos obtiverem a média semestral, no caso dos cursos técnicos subsequentes/concomitantes ofertados nos CEDUPs e EEBs, igual ou superior a 6 (seis) em todas as disciplinas;
III Serão aprovados os alunos prestarem exame final no 9º ano ou 9ᵃ série letiva na Educação Básica e Profissional e na Educação de Jovens e Adultos.
IV Serão aprovados os alunos que cumprirem o seguinte requisito: para efeito de cálculo do resultado de aprovação, deve-se aplicar a fórmula: Soma da média dos bimestres ÷ 4 ˃ ou = 6 (seis).
V Serão reprovados os alunos que obtiverem média final inferior a 6 (seis).
a) Todos os itens são corretos.
|
b) Apenas o item II é incorreto.
|
c) Apenas o item III é incorreto.
|
d) Apenas os itens III e IV são corretos.
|
As Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica têm por objetivos, exceto:
Fonte: Resolução CNE/CEB nº 4/2010, Art. 2º.
a) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação dos Planos Estaduais de Educação, bem como dos Planos Municipais de Educação.
|
b) Sistematizar os princípios e as diretrizes gerais da Educação Básica contidos na Constituição, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e demais dispositivos legais, traduzindo-os em orientações que contribuam para assegurar a formação básica comum nacional, tendo como foco os sujeitos que dão vida ao currículo e à escola.
|
c) Estimular a reflexão crítica e propositiva que deve subsidiar a formulação, a execução e a avaliação do projeto político-pedagógico da escola de Educação Básica.
|
d) Orientar os cursos de formação inicial e continuada de docentes e demais profissionais da Educação Básica, os sistemas educativos dos diferentes entes federados e indistintamente as escolas que os integram, da rede a que pertençam.
|
Analise as incumbências dos docentes, de acordo com o artigo 13 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996, e assinale a alternativa correta.
I Participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
II Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.
III Zelar pela aprendizagem dos alunos.
IV Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento.
V Ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional.
VI Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.
a) Apenas a afirmação II está incorreta.
|
b) Apenas a afirmação V está incorreta.
|
c) Apenas I e III e VI estão incorretas.
|
d) Todas as afirmações são corretas.
|
O/A Professor(a) que deseja realizar uma boa atuação docente sabe que deve participar, elaborar e organizar planos em diferentes níveis de complexidade para atender, em classe, seus alunos. Pelo processo ensino-aprendizagem ele deve estimular a participação do aluno, a fim de que este possa, realmente, efetuar uma aprendizagem tão significativa quanto o permitam suas possibilidades e necessidades. O planejamento, neste caso, envolve a previsão de resultados, assim como também os meios necessários.
Quanto às etapas necessárias a um plano de ensino é correto afirmar, exceto:
a) Selecionar os conhecimentos a serem aprendidos pelos estudantes no sentido determinado pelos objetivos de aprendizagem.
|
b) Estabelecer procedimentos de avaliação para aprovar ou reprovar os educandos.
|
c) Estabelecer objetivos específicos de aprendizagem a partir dos objetivos educacionais descritos no Projeto Político Pedagógico.
|
d) Perspectivar procedimentos e recursos de ensino que motivem, promovam e orientem as atividades de aprendizagem.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.