Assinale a alternativa com o trecho que expressa ironia.
a) E senti também que o espantoso Gusmão e o bobo Oliveira me tinham desviado...
|
b) ...a figura inflada, mescla de suíno e de símio, do célebre jornalista Raul Gusmão.
|
c) O próprio Oliveira, tão parvo e tão besta,...
|
d) ...me assombrava com o seu maquinismo de pose...
|
e) ...da sua procura de frases de efeito…
|
Considere o que informa o trecho adiante no conjunto do fragmento dado. Assinale a alternativa com os termos que expressam, respectivamente, os sentidos dados pelo narrador às expressões em destaque.
“(...) Achava extraordinário que um varejista de um vilarejo longínquo cultivasse e mantivesse amizades tão fora do seu círculo; não se explicava bem aquele seu norteio para os jornalistas, a especial admiração com que os cercava, o carinho com que tratava todos. (...)"
a) Consideração – inveja.
|
b) Respeito – incredulidade.
|
c) Estranhamento – suspeição.
|
d) Decepção – ressentimento.
|
e) Preconceito – preconceito.
|
Em relação à vírgula no trecho “(...) De manhã, pus-me a recapitular todos esses episódios; (...)” – considerado o que estabelece a norma culta da língua – pode-se afirmar que seu emprego é:
a) obrigatório, já que ela isola adjunto adnominal anteposto.
|
b) desnecessário, tendo em vista que ela separa adjunto adverbial intercalado.
|
c) eletivo, porque ela separa locução adjetiva.
|
d) facultativo, uma vez que ela isola adjunto adverbial de pequena extensão anteposto.
|
e) obrigatório, pois ela separa o vocativo deslocado.
|
Dentre as alternativas a seguir, assinale o verso que NÃO expressa a frustração amorosa do eu poético de Estácio, Holly Estácio.
a) O amor da morena maldita.
|
b) Solto o ódio, mato o amor.
|
c) Fico manso, amanso a dor.
|
d) Holliday eu já não penso mais.
|
e) Do passista da escola de samba.
|
Nos versos “Se alguém quer matar-me de amor/ Que me mate no Estácio", as expressões destacadas apresentam respectivamente:
a)
o pronome oblíquo me em posição de mesóclise e o pronome reto me em posição de próclise. |
b)
o pronome oblíquo me em posição de próclise e o pronome oblíquo me em posição de ênclise. |
c)
o pronome oblíquo me em posição de ênclise e o pronome oblíquo me em posição de próclise. |
d)
o pronome reto me em posição de ênclise e o pronome reto me em posição de próclise. |
e)
o pronome reto me em posição de mesóclise e o pronome reto me em posição de ênclise. |
Quanto à tipologia textual, podemos afirmar que no primeiro e no segundo parágrafos do texto dado predominam respectivamente:
a) a narração e a argumentação.
|
b) a descrição e a narração.
|
c) a argumentação e a descrição.
|
d) a descrição e a argumentação.
|
e) a argumentação e a narração.
|
No trecho “O escrivão, resistente, corrige o erro e planta a nova cor: parda.”; as vírgulas estão empregadas para separar:
a) uma expressão conclusiva.
|
b) o aposto na ordem inversa.
|
c) uma expressão concessiva.
|
d) o predicativo deslocado.
|
e) o vocativo na ordem direta.
|
No trecho “Em 1847, concorreu à cadeira de Instrução primária no município de Viamão e foi aprovada.", o verbo destacado, quanto a sua regência, é:
a) intransitivo.
|
b) transitivo direto.
|
c) transitivo indireto.
|
d) intransitivo direto.
|
e) transitivo direto e indireto.
|
Nesse mesmo trecho “Em 1847, concorreu à cadeira de Instrução primária no município de Viamão e foi aprovada.”, há um período:
a) simples.
|
b) composto por coordenação.
|
c) composto por subordinação.
|
d) composto por coordenação e subordinação.
|
e) composto por três orações.
|
Considere este trecho inicial do texto: “Há alguns anos circula na internet o 'teste do pescoço', que instiga o leitor a refletir sobre as desigualdades em nossa sociedade (...)". Se quisermos preservar suas coesão e coerência textuais, podemos substituir os termos em destaque, respectivamente, por:
a) Fazem – muitos – onde – a cerca das.
|
b) Faz – diversos – o qual – acerca das.
|
c) Depois de – uns – cujo – acerca das.
|
d) Faz – muitos – em que – há cerca das.
|
e) Fazem – numerosos – no qual – a cerca das.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.