Aí conheci o escritor e historiador de sua gente, meu saudoso amigo Alcino Alves Costa. E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião. (1° parágrafo) Considerando-se a norma-padrão da língua, ao reescrever-se o trecho acima em um único período, o segmento destacado deverá ser antecedido de vírgula e substituído por
a) de quem
|
b) perante ao qual
|
c) de cujo
|
d) o qual
|
e) frente à quem
|
A partir da leitura do texto, conclui-se corretamente que
a) o material colhido por Hermano Penna acerca do cangaço em Poço Redondo foi tão vasto que o diretor decidiu distribuí-lo em dois filmes: “Aos ventos que virão” e “Zé de Julião, muito além do cangaço”, sendo este último continuação direta do primeiro.
|
b) “Aos ventos que virão” e “Zé de Julião, muito além do cangaço” são documentários produzidos por Hermano Penna, com o auxílio de Alcino Alves Costa, visando preservar a memória dos cangaceiros que passaram por Poço Redondo em seu trajeto rumo a Brasília.
|
c) a hospitalidade dos moradores de Poço Redondo fez com que Hermano Penna se interessasse pela história do local, que guarda uma série de registros de cangaceiros e políticos chegados de Brasília para acalentar o sonho de prosperidade na capital do país.
|
d) os filmes de Hermano Penna são fruto de um encontro feliz com o povo de Poço Redondo, que lhe permitiu enfocar o cangaço não como um fenômeno coletivo simplesmente, mas como um movimento composto por seres complexos e com histórias individuais.
|
e) Hermano Penna chegou a Poço Redondo com o propósito de realizar um documentário sobre Lampião e Maria Bonita, mas, por meio do relato oral de seu amigo Alcino Alves Costa, descobriu que lá havia um cangaceiro mais célebre, chamado Zé de Julião.
|
Um segmento do texto encontra seu sentido expresso em outros termos em:
a) epicentro simbólico da história (1° parágrafo) / convergência analógica da narrativa
|
b) extraordinária vida daquele homem (2° parágrafo) / excepcional existência daquele indivíduo
|
c) dois grandes símbolos da cultura (2° parágrafo) / dois principais pilares da nação
|
d) insubmissão violenta à opressão (2° parágrafo) / insubordinação determinante à hierarquia
|
e) utopia de uma nação democrática (2° parágrafo) / ideal de um estado revolucionário
|
Estabelece relação de finalidade, no contexto, o vocábulo sublinhado em:
a) Em 1977 estava em Sergipe para realizar um episódio (1° parágrafo).
|
b) um filme sobre a extraordinária vida daquele homem (2° parágrafo).
|
c) a dimensão dos seus integrantes como pessoas reais (2° parágrafo).
|
d) E foi dele que ouvi oralmente a história de Zé de Julião (1° parágrafo).
|
e) o cangaço deixou de ser um coletivo para mim e passei a ver nele (2° parágrafo).
|
Está escrita em conformidade com a norma-padrão da língua a frase:
a) Fez-se de alegrias, tragédias e símbolos os caminhos de Zé de Julião, os quais se mantém vivos na memória de Poço Redondo.
|
b) Os filmes de Hermano Penna deteram-se nos relatos sobre Zé de Julião, cujos caminhos se pintam de alegrias, tragédias e símbolos.
|
c) Os caminhos de Zé de Julião, com alegrias, tragédias e símbolos, há de ser perpetuados nos dois filmes de Hermano Penna.
|
d) Conforme as histórias de que o povo conta, os caminhos de Zé de Julião comporam-se de alegrias, tragédias e símbolos.
|
e) Segundo depoimento do cineasta Hermano Penna, alegrias, tragédias e símbolos é que marcaram os caminhos de Zé de Julião.
|
A frase redigida com clareza e conforme a norma-padrão da língua é
a) Mandela reconheceu que poderia ser criticado devido à uma visão demasiada positiva das outras pessoas; mesmo consciente que ao assim fazê-lo, preservasse a coerência entre seus ideais e ações.
|
b) Uma atitude contemporizadora pode ser equivocadamente interpretada como exemplo de fraqueza, à medida que o comportamento combativo tem sido preconizado à obter resultados mais imediatos.
|
c) Partindo-se do pressuposto que o comportamento das demais pessoas com relação à nós mesmos, seja um reflexo de nossa postura para com elas, é válido devotá-las o melhor tratamento possível.
|
d) Empenhar-se em reconhecer nas pessoas o que elas têm de melhor foi um dos mais valiosos ensinamentos que Mandela deixou àqueles que desejam ter um convívio pacífico com os demais.
|
e) Uma vez que nossas ações se pautem, por integridade e honra, passamos à reivindicar que nos seja atribuido o mesmo tratamento; ainda que uma das consequências seja a frustação de não recebe-lo.
|
... o próprio Madiba havia dito, muito tempo antes...
A expressão destacada está corretamente substituída, preservando-se o tempo, o modo e o aspecto verbais, por
a) dissesse.
|
b) disse.
|
c) dissera.
|
d) dizia.
|
e) diria.
|
Na opinião do Presidente Robert Mugabe, a santidade de Nelson Mandela
a) desencadeou uma revolução que libertou os negros da opressão pelos brancos.
|
b) favoreceu os brancos e acabou trazendo consequências negativas aos negros.
|
c) resultou em uma solução mais ágil e eficaz dos problemas relativos aos negros.
|
d) serviu de inspiração para que os negros buscassem o diálogo com os brancos.
|
e) permitiu que os negros tivessem acesso a condições de trabalho mais dignas.
|
Considere as seguintes afirmações a respeito dos versos:
I. O poema destaca, num tom grandiloquente, a forma totalizante como o homem expandiu seus domínios.
II. Ênfase é dada ao espírito materialista do homem, cuja ambição desmedida é a causa da destruição da natureza.
III. A citação de Homero, Isaías e Alexandre se dá em uma gradação que vai do menos ao mais importante, reproduzindo
textualmente a evolução das habilidades humanas.
Está correto o que se afirma APENAS em
a) I.
|
b) III.
|
c) I e II.
|
d) II.
|
e) II e III.
|
A frase escrita de acordo com a norma-padrão da língua está em:
a) Em 1861, Tobias Barreto viajou a Bahia afim de seguir a carreira eclesiástica; não suportando, porém sua rígida disciplina e sem vocação firme, abandonou o seminário; tempos depois, mudou-se para Pernambuco.
|
b) Em 1851, Tobias Barreto foi levado à cidade de Estância para aprender latim; dedicou-se tanto aos estudos e teve tão bom desempenho que, em 1857, foi designado para a cadeira de latim da vila de Itabaiana.
|
c) Tobias Barreto em 1864, matriculou-se na Faculdade de Direito do Recife, aonde foi uma das figuras mais importantes do movimento intelectual conhecido como a Escola do Recife, tendo formado-se em 1869.
|
d) Tobias Barreto de Meneses nasceu em Campos, Sergipe, em 1839, filho de Pedro Barreto de Meneses, um dos escrivões de órfãos e ausentes da localidade e Emerenciana de Meneses, morrendo no Recife, com cinquenta anos de idade.
|
e) Entre 1854 e 1865, Tobias Barreto pôs-se à trabalhar como professor particular de diversas matérias; prestou concurso para a cadeira de latim do Ginásio Pernambucano, no Recife, conquanto não conseguiu ser nomeado.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.