É correto afirmar que o teatro do século XX foi marcado por
a)
uma afirmação da importância primária do texto escrito. |
b)
um respeito absoluto, na dramaturgia, para as unidades de tempo, lugar e ação. |
c)
uma tendência em considerar cenário, figurino e iluminação como supérfluos na montagem teatral. |
d)
um abandono, quase total, do texto escrito, considerando-o como elemento desnecessário na montagem teatral. |
e)
uma nova valorização do ator como artista criativo. |
Depois da queda do Império Romano, as evidências escritas registram o ressurgimento do teatro ocidental
a)
com a apresentação dos Ciclos dos Mistérios, apresentados por agremiações comerciais durante festas religiosas. |
b)
com apresentações de histórias bíblicas, no vernáculo, na porta da igreja. |
c)
na Suíça, com a inclusão de tropos dramáticos dentro da própria missa. |
d)
na Itália, com a produção do texto Arlecchino servitore di due padroni (O Servo de Dois Senhores), de Carlo Goldoni. |
e)
na Inglaterra, com representações em forma de procissão, das Mummers Plays. |
É correto afirmar que os sistemas metodológicos, disseminados de modo geral, para o ensino/ aprendizagem de atores
a)
não existiam antes do século XX. |
b)
não existiam antes do século XIX. |
c)
não existiam antes do século XIII. |
d)
antes do século XIX, focalizavam a interpretação fiel de textos dramáticos com pouca importância dada para a criatividade do ator. |
e)
no século XIX, usavam a “memória emotiva” para provocar emoções reais em cena na representação de personagens realistas. |
A ideia de que o jogo natural da criança, em si mesmo, era importante educacionalmente
a)
não teve muito impacto na educação dramática. |
b)
era uma ideia inédita que surgiu no século XX. |
c)
sempre fez parte da educação ocidental. |
d)
alimentou, ao longo do século XX, a exploração de métodos de educação dramática focados no desenvolvimento pessoal dos jogadores e não na satisfação da plateia. |
e)
foi definitivo em desacreditar a importância da plateia e do empenho artístico. |
De acordo com uma visão “contextualista” de teatroeducação, é correto afirmar que
a)
o drama é valorizado por sua instrumentalidade em ensinar outras matérias didáticas, por seus benefícios para o desenvolvimento psicológico da criança, e também por seu valor intrínseco como linguagem artística. |
b)
o drama é valorizado somente por sua utilidade em ensinar outras matérias didáticas, e seus benefícios para o desenvolvimento da criança não são considerados importantes. |
c)
os benefícios psicológicos são considerados dentro dos possíveis benefícios do drama, justificando sua inclusão no currículo escolar. |
d)
o drama na educação serve, principalmente, para preparar crianças e jovens para uma carreira artística. |
e)
o teatro tem uma contribuição única para fazer à educação devido ao seu valor intrínseco como linguagem artística. |
Na área de teatro-educação, a concepção de “drama”
a)
é sinônimo da concepção de “teatro”. |
b)
valoriza a apresentação pública de peças como produto final que mostra os resultados do trabalho com as crianças. |
c)
dá ênfase ao processo da criação artística e à organização do comportamento, visando à comunicação com a plateia. |
d)
dá ênfase à experiência pessoal e à ação espontânea. |
e)
não se agrega ao pensamento contemporâneo sobre o jogo. |
É correto afirmar que, no ensino/ aprendizagem do ator, o jogo teatral serve para
a)
criar aulas de teatro divertidas porque não tem regras. |
b)
desenvolver a habilidade de interpretar, sem precisar de técnica. |
c)
desenvolver o conhecimento intuitivo da técnica. |
d)
provar a técnica dos alunos. |
e)
provar o talento natural dos alunos. |
É correto afirmar que a decodificação do significado do gesto espontâneo
a)
não é um aspecto importante do “jogo teatral”. |
b)
é algo que inibe a liberação da ação lúdica. |
c)
não é uma prática que tem valor no currículo escolar. |
d)
é um aspecto importante do jogo dramático. |
e)
possibilita que o jogador desenvolva sua intuição facilitando a organização de seu gesto espontâneo para se comunicar com a plateia. |
É correto afirmar que, no jogo teatral, a regra
a)
é vista como uma imposição autoritária sobre a autonomia do sujeito. |
b)
coloca parâmetros que funcionam como catalisadores para a criatividade do jogador, em cena. |
c)
serve como guia para pensar em soluções inusitadas no planejamento anterior da cena. |
d)
não deve ser seguida com muita rigidez. |
e)
é necessária para manter a unidade da improvisação, mas não tem função educativa. |
É correto afirmar que, no jogo teatral, a ação espontânea
a)
é sinônimo de ação livre. |
b)
é a liberdade de ação em conexão com o ambiente, em tempo presente. |
c)
não é possível diante de qualquer regra. |
d)
não é algo que pode ser ensinada, sendo que depende do talento de cada indivíduo. |
e)
é antagônica à técnica teatral. |
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