Segundo o Dicionário de Filosofia Abbagnano, a “Verdade” é definida como a validade ou a eficácia dos procedimentos cognitivos. Por “Verdade” entende-se, em geral, a qualidade pela qual um procedimento cognitivo qualquer se torna eficaz ou consegue êxito. Nesse sentido, filosoficamente, pode-se distinguir cinco conceitos fundamentais de “Verdade”. Sendo assim, assinale a alternativa que não apresenta um desses conceitos.
a)
Correspondência. |
b)
Revelação. |
c)
Conformidade a uma regra. |
d)
Metafísica. |
e)
Utilidade. |
Wittgenstein afirma, em seu Tractatus Logico- Philosophicus, que a Filosofia não é nenhuma das ciências da Natureza. O objetivo da Filosofia é a clarificação lógica do pensamento. A Filosofia não é uma doutrina, mas uma atividade. O resultado da Filosofia não é um número de proposições filosóficas, mas o fato de que as proposições são esclarecidas. A Filosofia tem por fim tornar claros e delimitar rigorosamente os pensamentos. Esse modo de pensar indica que filosofar é um processo, uma ação e exige o que se convencionou chamar de Atitudes Filosóficas. Com base nisso, assinale a alternativa que apresenta o conjunto que melhor reflete essas atitudes.
a)
Perguntar, responder e registrar os resultados. |
b)
Questionar, investigar e ampliar os horizontes. |
c)
Definir termos, explorar seus limites e torná-los verdade. |
d)
Identificar conceitos historicamente obscuros e esclarecer proposições. |
e)
Reconhecer a própria ignorância, estudar e cristalizar pensamentos. |
Para haver Conhecimento, é preciso que haja uma relação intencional estabelecida entre dois elementos: a) o sujeito que quer conhecer e b) o objeto a ser conhecido. Entendese, no âmbito da Filosofia, que haja dois tipos de pensamento, o concreto e o abstrato. Desse modo, assinale a alternativa cujos pares de palavras se referem a pensamento abstrato.
a)
Sons e imagens. |
b)
Estímulos olfativos e táteis. |
c)
Sensações gustativas e sinestésicas. |
d)
Linguagens verbal e matemática. |
e)
Sonhos e sensações extrassensoriais. |
Há quatro modos de distinguir as concepções de Deus historicamente rastreáveis na história da Filosofia ocidental. Desse modo, analise as assertivas abaixo.
I. Deus e o Mundo (a relação de Deus com o Mundo, onde Ele é a Causa).
II. Deus e a Ordem Moral (a relação de Deus com a ordem Moral, onde Ele é o Bem).
III. Deus e a Divindade (a relação de Deus consigo mesmo).
IV. Deus e a materialidade (Deus como uma impossibilidade).
V. A Revelação de Deus (os acessos possíveis do Homem a Deus).
São concepções de Deus historicamente rastreáveis na história da Filosofia ocidental o que estão contido em
a)
I, II, III e IV, apenas. |
b)
II, III, IV e V, apenas. |
c)
I, II, IV e V, apenas. |
d)
I, III, IV e V, apenas. |
e)
I, II, III e V, apenas. |
O Brasil, historicamente, é multifacetado. Para cá acorreram, em épocas distintas, diversos povos com suas culturas, religiões e costumes que, naturalmente, aprenderam a conviver e a se respeitar. No aspecto religioso, praticamente não se encontram conflitos em nossa história. Contudo, a história da humanidade registra guerras, conflitos e perseguições religiosas – como a Inquisição, por exemplo –, e essa questão da aceitação ou imposição de uma verdade religiosa foi objeto de análises filosóficas. Nesse aspecto, assinale a alternativa que apresenta a norma ou o princípio da liberdade religiosa.
a)
Tolerância. |
b)
Aceitação. |
c)
Beligerância. |
d)
Indiferença. |
e)
Consciência. |
Nos domínios da Filosofia, o termo “estética”, atualmente, designa a “ciência filosófica” da arte e do belo, ou seja, qualquer análise, investigação ou especulação que tenha por objeto a arte e o belo, prescindindo de toda doutrina ou diretriz específica. Assim, desvinculadas de doutrinas e diretrizes, as teorias da Estética não podem ser apresentadas senão com referência aos problemas fundamentais que pretendem resolver. Sendo assim, assinale a alternativa que retrata, precisamente, os três problemas fundamentais da Estética.
a)
Tipos, formas e alcance da arte. |
b)
Arte pura, arte engajada e arte funcional. |
c)
Arte antiga, arte clássica e arte contemporânea. |
d)
Arte como imitação, arte como criação e arte como construção e concepções relativas ao primeiro problema (arte e natureza). |
e)
A relação entre a arte e a natureza, a relação entre a arte e o homem e a função da arte. |
Plutarco, filósofo grego, cunhou a expressão “sincretismo” para indicar a união dos habitantes da ilha de Creta contra um inimigo comum ou um mal maior, mas a expressão, com o passar do tempo, acabou por significar um fenômeno típico na história das religiões para indicar a osmose de ritos, tradições não homogêneas e crenças até formar um conjunto de formas religiosas. Desse modo, acerca das características do sincretismo religioso, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Fenômeno típico da fenomenologia histórica da religião, devido a motivos de ordem antropológicocultural.
( ) A dinâmica do intercâmbio de tradições, cultos e nomes de divindades converte-se em um reconhecimento mútuo e na manutenção de determinados elementos originalmente independentes.
( ) No âmbito filosófico, o sincretismo é a expressão, na Antiguidade, dos limites fluidos entre a religião e a Filosofia e dos vínculos entre a Filosofia e o mito.
( ) Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários.
( ) O sincretismo religioso é como um transbordamento de sistemas doutrinais heterogêneos. Veja-se o intento do gnosticismo de fundir o cristianismo com as Filosofias helenistas ou, como ocorreu nos primeiros séculos do cristianismo, nos quais brotavam doutrinas orientais, Filosofia grega e superstições pagãs no jardim da espiritualidade cristã.
a)
F/ V/ V/ F/ F. |
b)
V/ F/ F/ V/ V. |
c)
V/ V/ V/ F/ V |
d)
V/ V/ V/ F/ F |
e)
F/ V/ V/ F/ V |
Dada a complexidade que o entendimento humano vem alcançando com o acréscimo de informações acumuladas ao longo dos séculos, a Hermenêutica moderna é cada vez mais fundamental nos âmbitos filosófico, jurídico e bíblico, mas sua significação e entendimento são muito confundidos. Em termos simples, assinale a alternativa que apresenta a melhor definição moderna para Hermenêutica.
a)
Qualquer técnica de interpretação. |
b)
Ciência da palavra, ou melhor, o estudo histórico da linguagem. |
c)
Processo pelo qual a razão empreende o conhecimento de si. |
d)
Interpretação profunda e minuciosa de um texto bíblico, jurídico ou literário. |
e)
Doutrina de difícil entendimento que exige uma chave para sua interpretação. |
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.
Ora, o que faz a mídia? Promete e oferece gratificação instantânea. Como o consegue? Criando em nós os desejos e oferecendo produtos (publicidade e programação) para satisfazê-los. O ouvinte que gira o dial do aparelho de rádio continuamente e o telespectador que muda continuamente de canal o fazem porque sabem que, em algum lugar, seu desejo será imediatamente satisfeito. Além disso, como a programação se dirige ao que já sabemos e já gostamos, e como toma a cultura sob a forma de lazer e entretenimento, a mídia satisfaz imediatamente nossos desejos porque não exige de nós atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação de nossa sensibilidade e de nossa fantasia. Em suma, não nos pede o que as obras de arte e de pensamento nos pedem: trabalho sensorial e mental para compreendê-las, amá-las, criticá-las, superá-las. A Cultura nos satisfaz, se tivermos paciência para compreendê-la e decifrá-la. Exige maturidade. A mídia nos satisfaz porque nada nos pede, senão que permaneçamos sempre infantis.
Marilena Chauí. Convite à Filosofia.
Analisando o texto com atenção, percebe-se que a autora critica a letargia a que a mídia conduz seus ouvintes e telespectadores quando não exige atenção, pensamento, reflexão, crítica, perturbação da sensibilidade e da fantasia e sugere que o trabalho sensorial e mental é que os tiraria da infantilidade intelectual. Sob este ponto de vista, assinale a alternativa que não pertence à categoria que subtrai a infantilidade intelectual.
a)
Ciência. |
b)
Filosofia. |
c)
Arte. |
d)
Lazer. |
e)
Religião. |
Leia o texto abaixo para responder à questão a seguir.
Façamos mitos, para entender o cotidiano! Lembro-me da fascinante proposta de Uexküll, que, ao que me consta, ainda não foi explorada pela ficção científica. Uma pena... Ele se pergunta sobre o que é a realidade, para cada animal. Se os animais fossem filósofos ou cientistas, que é que diriam? Que evidências aceitariam? As evidências para um coelho seriam as mesmas evidências para um tigre? Uma borboleta descreveria o mundo da mesma forma como uma minhoca? Impossível. Nossos órgãos sensoriais, nossos esquemas de interpretação, nossas avaliações das evidências são relativas aos nossos organismos. O mundo da borboleta é construído à sua imagem e semelhança. Ela não verá as coisas que não lhe interessam. O mesmo acontecerá com a minhoca. E se a comunidade dos bichos resolvesse escrever uma Enciclopédia interanimal da ciência unificada? Como é que as amebas reagiriam quando as borboletas lhes falassem do néctar das flores?
Rubem Alves. Filosofia da Ciência, introdução ao jogo e a suas regras.
No texto, o autor cita uma conclusão lógica de Uexküll. Assinale a alternativa que apresenta esta conclusão.
a)
Há tantas realidades quantas formas orgânicas. |
b)
Há tantas formas orgânicas quanto animais. |
c)
A realidade para cada animal é semelhante à de todos os outros animais. |
d)
A coisa em si, além da atividade pela qual o sujeito a agarra e constrói, permanece para sempre além do conhecimento... |
e)
Nossos sentidos são formados pela linguagem que, por sua vez, é produto da cultura que nos recebeu e (de)formou. |
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