1 O bandido e o mocinho São os dois do mesmo ninho nos estreitos trilhos 4 Lá no morro dos aflitos Na Favela do Esqueleto São filhos do primo pobre 7 A parcela do silêncio Que encobre todos os gritos E vão caminhando juntos 10 O mocinho e o bandido De revólver de brinquedo Porque ainda são meninos 13 Quem viu o pavio aceso do destino? Com um pouco mais de idade E já não são como antes 16 Depois que uma autoridade Inventou-lhes um flagrante Quanto mais escapa o tempo 19 Dos falsos educandários Mais a dor é o documento Que os agride e os separa 22 Não são mais dois inocentes Não se falam cara a cara Quem pode escapar ileso 25 Do medo e do desatino Quem viu o pavio aceso do destino? O tempo é pai de tudo 28 E surpresa não tem dia Pode ser que haja no mundo Outra maior ironia 31 O bandido veste a farda Da suprema segurança O mocinho agora amarga 34 Um bando, uma quadrilha São os dois da mesma safra Os dois são da mesma ilha 37 Dois meninos pelo avesso Dois perdidos Valentinos Quem viu o pavio aceso do destino?
Sérgio Sampaio
A respeito dos sentidos do texto de Sérgio Sampaio, que constitui a letra de uma música, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
O trecho “Quanto mais escapa o tempo / Dos falsos educandários / Mais a dor é o documento / Que os agride e os separa” (v.18-21) poderia, sem prejuízo para a correção gramatical, ser reescrito da seguinte forma: À medida que escapa o tempo dos falsos educandários, a dor vai se tornando o documento que os agride e os separa.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos sentidos do texto de Sérgio Sampaio, que constitui a letra de uma música, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
O termo “ileso” (v.24) está empregado como sinônimo de incólume.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos sentidos do texto de Sérgio Sampaio, que constitui a letra de uma música, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
Infere-se da leitura dos versos “O bandido veste a farda / Da suprema segurança / O mocinho agora amarga / Um bando, uma quadrilha” (v.31-34) que houve uma inversão: o menino que fazia o papel de mocinho na brincadeira virou bandido quando adulto, e o que fazia o papel de bandido se tornou policial. Na mesma estrofe, os termos “surpresa” (v.28), “ironia” (v.30) e “avesso” (v.37) ratificam essa interpretação.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos sentidos do texto de Sérgio Sampaio, que constitui a letra de uma música, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
O texto, pertencente a um gênero poético, faz um relato biográfico sobre duas crianças em uma localidade periférica, contrastando a inocência e o ludismo da infância com a aspereza e a ironia do destino na vida adulta.
Certa. |
Errada. |
A respeito dos sentidos do texto de Sérgio Sampaio, que constitui a letra de uma música, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
Os termos “ninho” (v.2) e “safra” (v.35) foram empregados em sentido denotativo e correspondem, respectivamente, ao local e à época de nascimento dos meninos.
Certa. |
Errada. |
Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
Nos versos 25 e 26, os termos “Do medo”, “do desatino” e “do destino” exercem a mesma função sintática.
Certa. |
Errada. |
Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
O sentido original do texto seria alterado, mas a sua correção gramatical seria preservada caso o trecho “Pode ser que haja no mundo / Outra maior ironia” (v.29-30) fosse assim reescrito no plural: Podem ser que hajam no mundo / Outras maiores ironias.
Certa. |
Errada. |
Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
O termo “amarga” (v.33) corresponde a uma característica que, no texto, qualifica “quadrilha” (v.34).
Certa. |
Errada. |
Acerca de aspectos linguísticos do texto, julgue o(s) item(ns) a seguir.
O sujeito da forma verbal “viu”, nos versos 13, 26 e 39, é indeterminado, pois não se revela, no texto, quem pratica a ação de ver.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.