Ser um tímido notório é uma contradição. O tímido tem horror a ser notado, quanto mais a ser notório. Se ficou notório por ser tímido, então tem que se explicar. Afinal, que retumbante timidez é essa, que atrai tanta atenção? Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros e sua timidez seja apenas um estratagema para ser notado. Tão secreto que nem ele sabe. É como no paradoxo psicanalítico: só alguém que se acha muito superior procura o analista para tratar um complexo de inferioridade, porque só ele acha que se sentir inferior é doença.
Todo mundo é tímido, os que parecem mais tímidos são apenas os mais salientes. Defendo a tese de que ninguém é mais tímido do que o extrovertido. O extrovertido faz questão de chamar atenção para sua extroversão, assim ninguém descobre sua timidez. Já no notoriamente tímido a timidez que usa para disfarçar sua extroversão tem o tamanho de um carro alegórico. Segundo minha tese, dentro de cada Elke Maravilha* existe um tímido tentando se esconder, e dentro de cada tímido existe um exibido gritando: "Não me olhem! Não me olhem!", só para chamar a atenção.
O tímido nunca tem a menor dúvida de que, quando entra numa sala, todas as atenções se voltam para ele e para sua timidez espetacular. Se cochicham, é sobre ele. Se riem, é dele. Mentalmente, o tímido nunca entra num lugar. Explode no lugar, mesmo que chegue com a maciez estudada de uma noviça. Para o tímido, não apenas todo mundo mas o próprio destino não pensa em outra coisa a não ser nele e no que pode fazer para embaraçá-lo.
* Atriz de TV muito extrovertida, identificada pela maquiagem e roupas extravagantes.
(Luís Fernando Veríssimo, Comédias para se ler na escola)
Na abordagem da timidez, o autor se vale de contradições e paradoxos para demonstrar que:
a)
o comportamento dos extrovertidos revela seu desejo de serem notados. |
b)
as atitudes de um tímido derivam de seu complexo de superioridade. |
c)
a timidez e a extroversão não podem ser claramente distinguidas. |
d)
o tímido opõe-se ao extrovertido porque assim ninguém o reconhece. |
e)
os extrovertidos são habitualmente reconhecidos como tímidos notórios. |
Considerando-se o contexto do primeiro parágrafo, deduz-se da frase só ele acha que se sentir inferior é doença que, na opinião do autor:
a) a timidez leva ao complexo de inferioridade.
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b) o sentimento de inferioridade não é uma anomalia.
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c) o complexo de inferioridade não tem tratamento.
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d) o sentimento de inferioridade é próprio dos tímidos.
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e) a timidez é um disfarce para os muito extrovertidos.
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Reconhece-se como em si mesma paradoxal a seguinte expressão do texto:
a) retumbante timidez.
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b) Todo mundo é tímido.
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c) maciez estudada.
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d) tem horror a ser notado.
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e) faz questão de chamar atenção.
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As normas de concordância verbal estão plenamente respeitadas em:
a) Costumam haver nas pessoas extrovertidas traços marcantes de timidez.
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b) Não se devem imputar aos muito tímidos a culpa por sua notoriedade.
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c) Não deixam de ocorrer a um tímido as vantagens de sua timidez.
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d) Interessam a certos extrovertidos encobrir aspectos de sua timidez.
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e) O fato de serem tímidas não impossibilitam as pessoas de serem notadas.
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Transpondo-se para a voz passiva o segmento ninguém descobre sua timidez, a forma verbal resultante será:
a) não terá descoberto.
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b) não será descoberta.
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c) não terá sido descoberta.
|
d) não é descoberta.
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e) não tem descoberto.
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Na frase Se ficou notório apesar de ser tímido, talvez estivesse se enganando junto com os outros (...), o segmento sublinhado pode ser substituído, sem prejuízo para o sentido e a correção, por:
a) tendo em vista a timidez.
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b) não obstante a timidez.
|
c) em razão da timidez.
|
d) inclusive a timidez.
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e) conquanto a timidez.
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Está clara e correta a redação do seguinte comentário sobre o texto:
a) É notório que o autor do texto seja um tímido, onde se conclui de que ele está falando com o autoritarismo de sua própria experiência.
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b) Não se deve vexar os tímidos por sua timidez, porque mesmo os extrovertidos, segundo o autor, não deixam também de ser assim.
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c) Mesmo uma Elke Maravilha, afirma o autor, portará consigo um lado de timidez, por conta das extroversões em cujas se fez notória.
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d) Faz parte do humor do texto a controvérsia que o complexo de inferioridade implica em que, no fundo, trata-se de seu oposto.
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e) Nem todos concordarão com as teses do autor, mesmo porque um humorista não escreve com o fito de estabelecer verdades incontroversas.
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Atente para as seguintes frases:
I. Não é possível estabelecer à medida que distancia um notório tímido de um notório extrovertido.
II. Não assiste às pessoas extrovertidas o privilégio exclusivo de se fazerem notar; também as tímidas chamam a atenção.
III. Ainda que com isso não se sintam à vontade, os tímidos costumam captar a atenção de todos.
Justifica-se o uso do sinal de crase SOMENTE em:
a) II e III.
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b) I e II.
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c) I e III.
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d) I.
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e) III.
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Na minha juventude, tive um grande amigo que era estudante de Direito. Ele questionava muito sua vocação para os estudos jurídicos, pois também alimentava enorme interesse por literatura, sobretudo pela poesia, e não achava compatíveis a linguagem de um código penal e a freqüentada pelos poetas. Apesar de reconhecer essa diferença, eu o animava, sem muita convicção, lembrando-lhe que grandes escritores tinham formação jurídica, e esta não lhes travava o talento literário.
Outro dia reencontrei-o, depois de muitos anos. É juiz de direito numa grande comarca, e parece satisfeito com a profissão. Hesitei em lhe perguntar sobre o gosto pela poesia, e ele, parecendo adivinhar, confessou que havia publicado alguns livros de poemas – “inteiramente despretensiosos”, frisou. Ficou de me mandar um exemplar do último, que havia lançado recentemente.
Hoje mesmo recebi o livro, trazido em casa por um amigo comum. Os poemas são muito bons; têm uma secura de estilo que favorece a expressão depurada de finos sentimentos. Busquei entrever naqueles versos algum traço bacharelesco, alguma coisa que lembrasse a linguagem processual. Nada. Não resisti e telefonei ao meu amigo, perguntando-lhe como conseguiu elidir tão completamente sua formação e sua vida profissional, freqüentando um gênero literário que costuma impelir ao registro confessional. Sua resposta:
Meu caro, a objetividade que tenho de ter para julgar os outros comunica-se com a objetividade com que busco tratar minhas paixões. Ser poeta é afinar palavra justas e precisos sentimentos. Justeza e justiça podem ser irmãs.
E eu que nunca tinha pensado nisso...
(Ariovaldo Cerqueira, inédito)
O argumento em favor da plena compatibilidade entre a linguagem da poesia e a das práticas jurídicas está formulado na seguinte frase:
a)
É juiz de direito numa grande comarca, e parece satisfeito com a profissão. |
b)
Apesar de reconhecer essa diferença, eu o animava, sem muita convicção (...) |
c)
(...) têm uma secura de estilo que favorece a expressão depurada de finos sentimentos. |
d)
(...) conseguiu elidir tão completamente sua formação e sua vida profissional (...) |
e)
Justeza e justiça podem ser irmãs. |
Considerando-se o contexto, traduz-se corretamente o sentido de um segmento do texto em:
a) não lhes travava o talento = não ia ao encontro de seu potencial.
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b) “inteiramente despretensiosos”, frisou = “em nada intencionais”, aludiu.
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c) têm uma secura de estilo = manifestam uma esterilidade.
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d) como conseguiu elidir = como logrou obliterar.
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e) impelir ao registro confessional = demover o plano das confissões.
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