ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Informações da Prova Questões por Disciplina SEFAZ - Secretaria de Estado de Fazenda - Rio de Janeiro - Fiscal de Rendas - FGV - Fundação Getúlio Vargas - 2009 - Prova Objetiva 1

Interpretação de Textos

Rumo à Civilização da Re-ligação

Texto I

		Analistas, especialmente vindos da biologia, das
	ciências da Terra e da cosmologia, nos advertem que
	o tempo atual se assemelha muito às épocas de grande
	ruptura no processo da evolução, épocas caracterizadas
05 	por extinções em massa. Efetivamente, a humanidade se
	encontra diante de uma situação inaudita. Deve decidir se
	quer continuar a viver ou se escolhe sua autodestruição.
		O risco não vem de alguma ameaça cósmica – o
	choque de algum meteoro ou asteróide rasante – nem
10 	de algum cataclismo natural produzido pela própria Terra
	– um terremoto sem proporções ou algum deslocamento
	fenomenal de placas tectônicas. Vem da própria atividade
	humana. O asteróide ameaçador se chama homo sapiens
	demens, surgido na África há poucos milhões de anos.
15 		Pela primeira vez no processo conhecido de
	hominização, o ser humano se deu os instrumentos de sua
	autodestruição. Criou-se verdadeiramente um princípio, o
	de autodestruição, que tem sua contrapartida, o princípio
	de responsabilidade. De agora em diante, a existência da
20	biosfera estará à mercê da decisão humana. Para continuar
	a viver, o ser humano deverá querê-lo. Terá que garantir as
	condições de sua sobrevida. Tudo depende de sua própria
	responsabilidade. O risco pode ser fatal e terminal.
		Resumidamente, três são os nós problemáticos que,
25 	urgentemente, devem ser desatados: o nó da exaustão dos
	recursos naturais não renováveis, o nó da suportabilidade
	da Terra (quanto de agressão ela pode suportar?) e o nó da
	injustiça social mundial.
		Não pretendemos detalhar tais problemas amplamente
30 	conhecidos. Apenas queremos compartilhar e reforçar
	a convicção de muitos, segundo a qual a solução para
	os referidos problemas não se encontra nos recursos da
	civilização vigente. Pois o eixo estruturador desta civilização
	reside na vontade de poder e de dominação. Assujeitar a
35 	Terra, espoliar ao máximo seus recursos, conquistar os povos
	e apropriar-se de suas riquezas, buscar a prosperidade
	mesmo à custa da exploração da força do trabalho e da
	dilapidação da natureza: eis o sonho maior que mobilizou e
	continua mobilizando o mundo moderno. Ora, esta vontade
40 	de poder e de dominação está levando a humanidade e a
	Terra a um impasse fatal. Ou mudamos ou perecemos.
		Temos que mudar nossa forma de pensar, de sentir,
	de avaliar e de agir. Somos urgidos a fazer uma revolução
	civilizacional. Sob outra inspiração e a partir de outros
45 	princípios mais benevolentes para com a Terra e seus filhos
	e filhas. Por ela os seres humanos poderão salvar-se e
	salvar também o seu belo e radiante planeta Terra.
		Mais ainda. Esposamos a idéia de que os sofrimentos
	atuais possuem uma significação que transcende a crise
50 	civilizacional. Eles se ordenam a algo maior. Revelam o
	trabalho de parto em que estamos, sinalizando o nascimento
	de um novo patamar de hominização. Estão surgindo os
	primeiros rebentos de um novo pacto social entre os povos
	e de uma nova aliança de paz e de cooperação com a Terra,
55 	nossa casa comum.
		Recusamo-nos à idéia de que os 4,5 bilhões de anos
	de formação da Terra tenham servido à sua destruição. As
	crises e os sofrimentos se ordenam a uma grande aurora.
	Ninguém poderá detê-la. De uma época de mudança
60 	passamos à mudança de época. Estamos deixando para
	trás um paradigma que plasmou a história nos últimos
	quinze mil anos.

(Adaptação de BOFF, Leonardo. O despertar da águia: O dia-bólico e o sim-bólico na construção da realidade. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.

 

1 -

A respeito do conteúdo proposto no texto I, é correto afirmar que:

a)

embora a humanidade tenha instaurado o princípio de autodestruição, já se pode vislumbrar o início de um movimento em favor do princípio de responsabilidade.

b)

embora a humanidade ainda não tenha colaborado com o princípio de autodestruição, ela não vislumbra qualquer colaboração com o princípio de responsabilidade.

c)

no processo de hominização, a humanidade precisará dosar atitudes condizentes não só com o princípio de autodestruição, mas também com o de responsabilidade.

d)

embora nos últimos anos tenha havido forte colaboração da humanidade com o princípio de responsabilidade, já se instauram atitudes que promovem o princípio de autodestruição.

e)

o equilíbrio notável entre atitudes de autodestruição e de responsabilidade não foi suficiente para um processo de hominização que preserve a biosfera e garanta o futuro da humanidade.

Compreensão e Interpretação de Textos
2 -

Com relação à estruturação do texto I e dos parágrafos, analise as afirmativas a seguir:

I. Os três primeiros parágrafos em conjunto apresentam e descrevem o risco de autodestruição que acomete a humanidade.

II. O quarto e o quinto parágrafos em conjunto apresentam os problemas e as soluções advindos do princípio de responsabilidade.

III. O sexto, o sétimo e o oitavo parágrafos em conjunto advertem sobre a necessidade de mudança de paradigma e anunciam o início de novos tempos.

Assinale:

a)

se somente a afirmativa I estiver correta.

b)

se somente a afirmativa II estiver correta.

c)

se somente a afirmativa III estiver correta.

d)

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

e)

se todas as afirmativas estiverem corretas.

3 -

Efetivamente, a humanidade se encontra diante de uma situação inaudita. (L. 5-6)

Considerando a significação contextual do vocábulo destacado no fragmento acima, é correto afirmar que ele tem valor equivalente ao do seguinte vocábulo:

a)

esperada.

b)

exemplar.

c)

extraordinária.

d)

delirante.

e)

justificável.

4 -

O risco não vem de alguma ameaça cósmica - o choque de algum meteoro ou asteróide rasante - nem de algum cataclismo natural produzido pela própria Terra - um terremoto sem proporções ou algum deslocamento fenomenal de placas tectônicas. (L. 8-12)

Assinale a alternativa que apresente a função correta dos travessões empregados no fragmento:

a)

destacar o argumento que constitui a informação mais relevante do período.

b)

introduzir discurso direto, indicando a mudança de interlocutor.

c)

isolar informação aposta que exemplifica o enunciado anterior.

d)

marcar a aceleração da voz na melodia típica das orações restritivas.

e)

assinalar a pausa máxima da voz numa entoação ascendente.

5 -

De uma época de mudança passamos à mudança de época. (L. 59-60)

A mudança na ordem entre os elementos das expressões destacadas determina a alteração do significado dessas expressões. O item em que a mudança de ordem também altera o significado original da frase ou da expressão é:

a)

Não pretendemos detalhar tais problemas amplamente conhecidos (L. 29-30) / Não pretendemos detalhar amplamente tais problemas conhecidos.

b)

Apenas queremos compartilhar e reforçar a convicção de muitos (L. 30-31) / Queremos, apenas, compartilhar e reforçar a convicção de muitos.

c)

sinalizando o nascimento de um novo patamar de hominização (L. 51-52) / sinalizando o nascimento de um patamar de hominização novo.

d)

Assujeitar a Terra, espoliar ao máximo seus recursos (L. 34-35) / Assujeitar a Terra, espoliar seus recursos ao máximo.

e)

a solução para os referidos problemas não se encontra nos recursos da civilização vigente (L. 31-33) / a solução para os problemas referidos não se encontra nos recursos da civilização vigente.

6 -

Para continuar a viver, o ser humano deverá querê-lo. Terá que garantir as condições de sua sobrevida. (L. 20-22)

Ninguém poderá detê-la. (L. 59)

Considerando os pronomes destacados nos fragmentos, assinale a alternativa que contenha os respectivos referentes detectados a partir do texto:

a)

ser humano - continuar a viver - ideia.

b)

continuar a viver - ser humano - grande aurora.

c)

sobrevivência - viver - grande aurora.

d)

continuar a viver - condições - destruição.

e)

continuar a viver - ser humano - formação.

7 -

Com relação aos processos de formação de palavras, analise as afirmativas a seguir:

I. estruturador, civilizacional e renováveis são adjetivos formados por derivação sufixal.

II. hominização, dilapidação e autodestruição são substantivos formados por composição e derivação.

III. autodestruição, contrapartida e responsabilidade são substantivos formados por composição.

Assinale:

a)

se somente a afirmativa I estiver correta.

b)

se somente a afirmativa II estiver correta.

c)

se somente a afirmativa III estiver correta.

d)

se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

e)

se todas as afirmativas estiverem corretas.

8 -

Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, que tem sua contrapartida, o princípio de responsabilidade. (L. 17-19)

Das alterações processadas na frase, assinale aquela cuja forma de estruturação é a única sintaticamente correta e semanticamente compatível com as ideias defendidas no texto:

a)

Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, com cujo princípio de responsabilidade antecipou-se à contrapartida.

b)

Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, sem cuja contrapartida o princípio de responsabilidade logrou existir.

c)

Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, e sua contrapartida estrutura ao princípio de responsabilidade.

d)

Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, onde a contrapartida é ao princípio de responsabilidade.

e)

Criou-se verdadeiramente um princípio, o de autodestruição, em cuja contrapartida está o princípio de responsabilidade.

9 -

Esposamos a idéia de que os sofrimentos atuais possuem uma significação que transcende a crise civilizacional. (L. 48-50)

Com relação à frase transcrita, analise as afirmativas a seguir:

I. O primeiro que é uma conjunção integrante e serve para articular um complemento oracional ao substantivo abstrato idéia.

II. O segundo que é um pronome interrogativo cujo uso se justifica em razão da seguinte pergunta: que significação transcende a crise civilizacional?

III. As duas ocorrências de que promovem a estruturação do período composto, já que introduzem a oração subordinada substantiva e a subordinada adjetiva, respectivamente.

Assinale:

a)

se somente a afirmativa I estiver correta.

b)

se somente a afirmativa II estiver correta.

c)

se somente a afirmativa III estiver correta.

d)

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

e)

se todas as afirmativas estiverem corretas.

Interpretação de Textos

Freud, o Peixeiro e os Excluídos

Texto II


		Há anos compro peixe na mesma feira com o mesmo
	peixeiro. Disse a ele outro dia: Quando crescer, quero ser
	peixeiro. Devolveu a provocação: “Boa escolha, professor.
	É a profissão do id.” Fiquei uma semana intrigado. Enfim,
05 	um peixeiro freudiano no Rio de Janeiro! Um analista
	excêntrico que tem por hobby limpar escamas! Na feira
	seguinte, perguntei: Ok, peixeiro é a profissão do id. Mas
	como assim? “O professor não conhece a Bíblia? Cristo
	precisava de apóstolos, chamou os pescadores e disse:
10 	Ide e pregai o evangelho a toda criatura!”.
		Um sujeito bem intencionado quer dizer uma coisa, o
	freguês entende outra. Quando dizemos “direitos humanos”,
	por exemplo, o que entendem os peixeiros, torneiros
	mecânicos, políticos profissionais, investigadores de
15 	polícia, personal trainings e membros de outras profissões?
	Não sabemos, mas deveríamos.
		A luta social não acontece só na “política” – partidos,
	parlamentos, sindicatos etc. Acontece também no interior da
	linguagem. Os desentendimentos por causa das palavras
20 	são, às vezes, desentendimentos sociais.
		Não se sabe, por exemplo, quem inventou a palavra
	“excluídos” para designar pobres. Os movimentos sociais
	incorporaram a palavrinha sem refletir. A criança que não
	tem escola – está “excluída” da escola. O trabalhador que
25 	não tem emprego – está “excluído” do emprego. A palavra
	designa um fato real, mas o que quer dizer? Que a sociedade
	tem um lado de dentro e outro de fora. Como se fosse um
	trem correndo pela Baixada Fluminense (digamos): nós que
	estamos dentro olhamos pela janela e vemos as casas e
30 	pessoas que estão de fora.
		Acontece que a sociedade não é um trem que corre pela
	Baixada. A sociedade é o trem e as pessoas que vemos pela
	janela do trem. A sociedade não tem lado de fora. O que está
	fora da sociedade seria desumano, pois ela nada mais é
35 	que a relação entre os humanos. Não formamos sociedade
	com os cães, os mosquitos, os micos-leões-dourados. A
	única possibilidade de um ser humano ser excluído dela é
	deixar de ser humano. Até mesmo a nossa relação com a
	natureza e os bichos se faz por meio da sociedade.
40 		O leitor já viu onde quero chegar. Chamar alguém de
	“excluído” é lhe retirar a condição de humano. Ora, os
	movimentos sociais, que lutam para estender os direitos
	humanos a todas as pessoas, querem precisamente o
	contrário: querem humanizar ricos e pobres, negros e
45 	brancos, homens de bem e criminosos, bonitos e feios.
	Como é então que usam, e abusam, da palavra “excluídos”?
	Como é que admitem que a sociedade tem um lado de
	dentro (onde estão os incluídos) e um lado de fora (onde
	estão os “excluídos”)? Como é que se deixam enredar por
50 	esse pântano de palavras, a ponto de negar com a boca o
	que fazem com o coração?
		Alguém os enredou. Quem foi? Talvez o Polvo de Vieira.
	“O polvo, escurecendo-se a si, tira a vista aos outros, e a
	primeira traição e roubo que faz é a luz, para que não se
55 	distinga as cores”. Não é inocente chamar os explorados
	de nossa sociedade de “excluídos”. Primeiro, porque,
	sutilmente, se está negando aos pobres a humanidade que
	os outros teriam. Segundo porque se está desvinculando
	a pobreza (“exclusão”) da riqueza (“inclusão”). Por esse
60 	modo de pensar, aparentemente inocente, os ricos nada
	têm a ver com os pobres. Estes são problema do governo,
	“que devia dar escola, saúde e segurança aos excluídos” e
	dos políticos “que só sabem roubar”.
		Temos até hoje feira de trabalhadores: centenas de
65 	homens fortes acocorados esperando o “gato” selecionar
	os que vão trabalhar. O salário obedece à lei da oferta e
	procura: sobe se os acocorados forem poucos, desce se
	forem muitos.
		Como lidar com o número crescente de pessoas que
70 	nascem, vivem e morrem sem trabalho? O Brasil inventou
	várias “soluções” para esse problema do desenvolvimento.
	Uma delas foi o padrão popular de acumulação: o Se Virar.
	Os que se viram não estão excluídos de nada. Pertencem a
	um padrão de acumulação que compete há cem anos com
75 	o padrão capitalista.
		Na minha feira, há muitos vendedores de limão. Alguns
	vendem outras coisas. São “excluídos”? Produzem mais-
	valia como qualquer outro proletário. Desejam roupas, tênis,
	bailes, prestígio, mulheres de revista, adrenalina, alucinação.
80 	Têm desejos e compram a sua satisfação possuindo a
	imagem (ou a simulação) dos objetos do desejo. Se tiverem
	competência e sorte, se tornarão vendedores de objetos
	(como limão) ou de sensações (como cocaína). Alguns
	abraçarão a profissão do Ide. De um jeito ou de outro, todos
85 	estão incluídos.

(Adaptação do texto de SANTOS, Joel Rufino dos. Jornal do Brasil, domingo, 11/03/2001.)

 

10 -

Com relação à construção do sentido do texto II, analise as afirmativas a seguir:

I. O caso do peixeiro, citado no primeiro parágrafo, constitui exemplo e motivação para o desenvolvimento da ideia de que as palavras podem adquirir valores sociais distintos, como ocorre com o vocábulo excluídos.

II. A utilização do vocábulo excluídos para designar pobres é compatível com a concepção de que a sociedade se configura na relação entre humanos.

III. Os vocábulos id, ide, direitos humanos e excluídos - incompreendidos por usuários da língua portuguesa, especialmente aqueles desprovidos de escolaridade - revelam a luta social presente também na política.

Assinale:

a)

se somente a afirmativa I estiver correta.

b)

se somente a afirmativa II estiver correta.

c)

se somente a afirmativa III estiver correta.

d)

se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

e)

se todas as afirmativas estiverem corretas.

« anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 próxima »

Marcadores

Marcador Verde Favorita
Marcador Azul Dúvida
Marcador Amarelo Acompanhar
Marcador Vermelho Polêmica
Marcador Laranja  Adicionar

Meus Marcadores

Fechar
⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.