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Informações da Prova Questões por Disciplina Ministério Público Estadual - Amapá - Técnico Ministerial - Administrativa - FCC - Fundação Carlos Chagas - 2009 - Prova Objetiva

Interpretação de Textos

Velhos e modernos

Pode-se assistir a mais de um comercial na TV em que se explora a imagem de “velhinhas modernas”, ou seja, senhoras idosas que falam gíria de surfista, dominam a linguagem dos computadores ou denunciam com malícia juvenil a atitude conservadora de algum jovem. Tais velhinhas em geral surgem vestidas à antiga – o que ressalta ainda mais a inesperada demonstração de “modernidade” de que são capazes.

Certo, não há mesmo por que identificar a velhice com estagnação da vida, asilo e melancolia. Mas por que identificála com o seu contrário? Isso equivale a sair de um estereótipo para cair em outro: em vez de se passar a imagem de uma pessoa acomodada e incapaz, resignada numa cadeira de balanço ou num sofá, busca-se a imagem padrão do adolescente para “salvar” a velhice de seus limites naturais. Parece que a dificuldade está em aceitar as qualidades que são efetivamente próprias de uma pessoa já bastante vivida: experiência, sabedoria, maturação, generosidade, capacidade de compreensão. Tais atributos parecem estar em baixa na cotação do mercado publicitário: jovens vendem, e velhos podem vender se forem tão ou mais “modernos” do que os jovens. O resultado, como não poderia deixar de ser, é uma caricatura: a vovó fala palavrões que escandalizam a adolescente, a vovó é mais maliciosa que a neta. Em suma: o melhor de viver bastante é poder chegar à velhice exatamente como aquele que está começando a viver...

Antes de se classificar tais comerciais como tolos, melhor será pensar na razão mesma de existirem. Não foram criados a partir do nada: correspondem a uma supervalorização da juventude, que é um fenômeno do nosso tempo. Desde que se descobriu que as crianças e os adolescentes constituem uma fatia considerável do consumo, investe-se muito na conquista desse público – o que significa potenciar os valores que nele se representam. Já os aposentados não terão tão grande atrativo. Como se vê, a cultura moderna incorpora cada vez mais drasticamente as qualidades que ao mercado interessa ressaltar. A velhice passa a não ter rosto: colocaram-lhe a máscara risonha de um jovem deslumbrado.

(Horácio Valongo dos Reis, inédito)

1 -

A expressão que dá título ao texto tem origem no fato de que:

a)

os velhos de hoje buscam o tempo todo assimilar os defeitos dos jovens.

b)

os jovens de hoje só aceitam os velhos que a eles buscam se assemelhar.

c)

o interesse comercial acaba por desfigurar as qualidades dos velhos.

d)

o interesse comercial vê jovens e velhos como grandes consumidores.

e)

o interesse comercial estende as qualidades de um velho ao mundo jovem.

2 -

O autor faz crer que os velhos devem ser respeitados por conta:

a)

de suas naturais limitações emocionais e físicas.

b)

de sua capacidade de adaptação aos valores da moda.

c)

de sua significativa inserção no mundo do consumo.

d)

dos atributos associados à aquisição de experiência.

e)

dos valores juvenis que são capazes de incorporar.

Compreensão e Interpretação de Textos
3 -

O elemento sublinhado na frase:

a)

Mas por que identificá-la com o seu contrário? (2.º parágrafo) refere-se ao termo anterior estagnação.

b)

Tais atributos parecem estar em baixa na cotação do mercado publicitário (2.º parágrafo) refere-se às qualidades dos que têm a missão de "salvar" a velhice de seus limites naturais.

c)

Antes de se classificar tais comerciais como tolos (3.º parágrafo) refere-se aos comerciais que buscam evitar a caricatura.

d)

(...) investe-se muito na conquista desse público (3.º parágrafo) refere-se a aposentados.

e)

(...) colocaram-lhe a máscara risonha de um jovem deslumbrado (3.º parágrafo) refere-se a quem também se caracteriza em passa a não ter rosto.

Interpretação de Textos
4 -

De acordo com o último parágrafo, deve-se entender que valores culturais e leis do mercado:

a)

são indissociáveis, sobretudo no quadro da modernidade.

b)

se dissociam, quando se trata de superestimar a juventude.

c)

se dissociam, quando se trata de superestimar a velhice.

d)

são indissociáveis, já que a cultura determina o que é valor comercial.

e)

são indissociáveis, pois essa é uma relação histórica imutável.

Significação das Palavras
5 -

Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento em:

a)

com malícia juvenil (1.º parágrafo) = em jovial discernimento.

b)

o que ressalta ainda mais (1.º parágrafo) = o que coloca em ainda maior evidência.

c)

estagnação da vida (2.º parágrafo) = subestimação vital.

d)

sair de um estereótipo (2.º parágrafo) = evitar um padrão aceitável.

e)

fatia considerável do consumo (3.º parágrafo) = aspecto vivo do comércio.

Concordância Nominal e Verbal
6 -

Está plenamente adequada a concordância verbal da frase:

a)

Não se debitem às velhinhas a culpa por essas imagens fabricadas.

b)

O excesso de jovialidade faz parecerem caricaturas essas velhinhas.

c)

A poucas pessoas parecem incomodar essa abordagem indigna da velhice.

d)

Devem-se a tais comerciais o fortalecimento dos valores juvenis.

e)

Atribuem-se aos genuínos valores da velhice pouquíssima importância.

Emprego dos tempos e modos verbais
7 -

Está adequada a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

a)

Caso não se explorasse tanto a imagem das "velhinhas modernas", poder-se-ia ressaltar o peso específico da experiência dos mais velhos.

b)

Quem quisesse classificar tais comercias como tolos, deverá antes entender o que os tinha motivado.

c)

Uma vez descoberta a importância dos jovens como consumidores, passara a ser imprescindível cultivar seus valores.

d)

Ao contrário do que vem ocorrendo com os jovens, os aposentados nunca tivessem chegado a estimular a atenção dos publicitários.

e)

Se as vovós da TV não se assemelhassem tanto a caricaturas de jovens, terá sido evitada sua exposição ao ridículo.

Vozes do Verbo
8 -

A vovó fala palavrões que escandalizam a adolescente.

Uma nova redação correta da frase acima, transposta para a voz passiva, será:

a)

Escandaliza-se a adolescente com os palavrões que a vovó fala.

b)

Escandalizam a adolescente os palavrões que a vovó está falando.

c)

A adolescente vem se escandalizando com os palavrões falados pela vovó.

d)

A adolescente fica escandalizada pelos palavrões que são falados pela vovó.

e)

Os palavrões que a vovó está falando têm escandalizado a adolescente.

Redação
9 -

Está clara e correta a redação deste livre comentário sobre o texto:

a)

Impressionou-se o autor com estas incerções comerciais que introduzem "velhinhas modernas" nos mesmos.

b)

Entre dois estereótipos, as imagens dos velhos relutam em representarem as verdadeiras qualidades delas.

c)

Toda caricatura implica de que os traços retratados são grosseiros, em vista de deformarem a figura assim criada.

d)

Os valores dos jovens vem triunfando, conquanto a velhice seja subestimada e pouco se atente aos seus atributos.

e)

O mercado tem uma importância decisiva para o fato de que, hoje em dia, os velhos apareçam na TV como se fossem jovens.

Relação de Causa e Consequência
10 -

Os dois segmentos destacados constituem, respectivamente, um efeito e sua causa na seguinte frase:

I. Isso equivale a sair de um estereótipo // para cair em outro.

II. (...) a vovó fala palavrões // que escandalizam a adolescente.

III. A velhice passa a não ter rosto: // colocaram-lhe a máscara risonha de um jovem deslumbrado.

Atende ao enunciado SOMENTE o que está em:

a)

I.

b)

II.

c)

III.

d)

I e II.

e)

II e III.

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