Cremos que o ser humano é a única razão do Estado. O Estado está conformado para servilo, como instrumento por ele criado com tal finalidade. Nenhuma construção artificial, todavia, pode prevalecer sobre os seus inalienáveis direitos e liberdades, posto que o Estado é um meio de realização do ser humano, e não um fim em si mesmo. E cabe a todos nós, profissionais do Direito, a difícil tarefa de realizá-lo voltados para o homem e seus fins existenciais. Nós somos, portanto, todos, sem exceção, magistrados, promotores, advogados, consultores, serventuários, auxiliares, muito mais do que profissionais do Direito. Nós somos os verdadeiros profissionais do maior ideal do homem. Nós somos os profissionais da justiça.
FONTE: Ives Gandra da Silva Martins. A Justiça e o Direito Natural. (Fragmento) Disponível em http://jusvi.com/pecas/13992, acesso em 03/05/12.
Leia o texto e analise as assertivas que seguem:
I - Os verbos do texto estão predominantemente no presente do indicativo.
II - O texto ora está em 1ª pessoa do plural, ora em 3ª pessoa do singular.
III - A primeira e a última oração do texto apresentam o mesmo sujeito: nós.
IV - Os períodos do texto, em sua maioria, são longos e com poucos demarcadores de pontuação, o que o torna complexo e de difícil entendimento.
V - Encontram-se no texto vestígios que permitem concluir que ele foi escrito segundo as normas do último Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.
a)
Apenas a assertivas I e IV estão corretas. |
b)
Apenas as assertivas II e V estão corretas. |
c)
Apenas a assertiva III está correta. |
d)
Apenas as assertivas I, II e III estão corretas. |
e)
Todas as assertivas estão corretas. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.