Cremos que o ser humano é a única razão do Estado. O Estado está conformado para servilo, como instrumento por ele criado com tal finalidade. Nenhuma construção artificial, todavia, pode prevalecer sobre os seus inalienáveis direitos e liberdades, posto que o Estado é um meio de realização do ser humano, e não um fim em si mesmo. E cabe a todos nós, profissionais do Direito, a difícil tarefa de realizá-lo voltados para o homem e seus fins existenciais. Nós somos, portanto, todos, sem exceção, magistrados, promotores, advogados, consultores, serventuários, auxiliares, muito mais do que profissionais do Direito. Nós somos os verdadeiros profissionais do maior ideal do homem. Nós somos os profissionais da justiça.
FONTE: Ives Gandra da Silva Martins. A Justiça e o Direito Natural. (Fragmento) Disponível em http://jusvi.com/pecas/13992, acesso em 03/05/12.
O verbo, quando usado no modo imperativo, torna o texto mais vigoroso e com forte teor de persuasão, porém precisa ser usado corretamente, de acordo com o sujeito a que se refere. Identifique, pois, a(s) alternativa(s) em que o sujeito apresentado corresponde à flexão do verbo:
I - Chora, grita, esperneia, mas demonstra alguma reação. (sujeito: você)
II - Confira detalhadamente toda a documentação anexa ao processo. (sujeito: você)
III - Não demonstres qualquer reação durante o depoimento das testemunhas. (sujeito: tu)
IV - Compreende que a decisão tomada pelo juiz foi bastante coerente. (sujeito: tu)
V - Sê cuidadoso com tudo o que é dito ou escrito. (sujeito: tu)
a)
Apenas as assertivas I e II estão corretas. |
b)
Apenas as assertivas III, IV e V estão corretas. |
c)
Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas. |
d)
Apenas as assertivas I, II, e IV estão corretas. |
e)
Todas as assertivas estão corretas. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.