Embora o Brasil tenha aumentado ligeiramente seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) neste ano e subido uma posição no ranking global do indicador, o país mostrou resultados piores quando considerada a desigualdade social e a de gênero, segundo o Relatório de Desenvolvimento de 2011 do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Em 2011, o IDH brasileiro chegou a 0,718 ponto, valor 0,003 ponto superior ao de 2010. O desempenho fez o país ultrapassar a nação caribenha de São Vicente e Granadinas e alcançar a 84ª posição entre 187 países.
Com isso, o Brasil permaneceu no grupo de países com IDH elevado, uma categoria abaixo das nações com IDH muito elevado e acima das nações com IDH médio ou baixo.
O IDH, que varia entre zero e um (quanto mais próximo de um, maior o nível de desenvolvimento humano), leva em conta as realizações médias de um país em três dimensões: a possibilidade de usufruir uma vida longa e saudável, o acesso ao conhecimento e um padrão de vida digno.
(<http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/11/111102_brasil_idh_jf.shtml/18/11/2011)
No trecho “o acesso ao conhecimento” (4.º §), considerando apenas a regência verbal e o uso da crase, a expressão sublinhada seria corretamente substituída por
a)
à vários conhecimentos. |
b)
à partir do sexto ano de vida. |
c)
à sua história de vida. |
d)
à qualquer conhecimento. |
e)
à alguns conhecimentos. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.