O canto dos sapos tem tudo a ver com a reprodução. Na maioria das espécies apenas o macho é quem canta para avisar a fêmea que está pronto para se reproduzir. A fêmea escuta muito bem e se aproxima do sapo macho que a abraça forte. Depois que é abraçada, ela sai pulando até encontrar um lugar adequado para por seus óvulos. O sapo macho vai atrás e lança seus espermatozoides sobre os pequenos óvulos, fecundando-os para originar os girinos. Cada espécie prefere um lugar para desovar: poças, riachos ou, até mesmo, buracos nas árvores que estejam cheios de água.
(“Por que os sapos cantam?” – Revista Ciência Hoje das Crianças, n.º 128, setembro de 2002. Adaptado.)
Considere as seguintes a informações sobre o texto anteriormente transcrito:
I. Os sapos se reproduzem por meio de reprodução assexuada, na qual a fecundação do óvulo pelo espermatozoide dá origem aos girinos.
II. Os sapos se reproduzem por meio de fecundação interna, na qual o macho deposita seus gametas dentro do corpo da fêmea, que depois bota os ovos já fecundados.
III. Os óvulos e os espermatozoides são células especiais formadas por meiose, um tipo de divisão celular que produz as células reprodutoras ou gametas.
IV. O crescimento dos sapos, desde a fase larval de girinos até a idade adulta, ocorre por meio de sucessivas divisões celulares chamadas mitose.
São verdadeiras as a afirmações feitas em
a)
I e II, somente. |
b)
I e III, somente. |
c)
II e IV, somente. |
d)
III e IV, somente. |
e)
I, II, III e IV. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.