Plutarco, filósofo grego, cunhou a expressão “sincretismo” para indicar a união dos habitantes da ilha de Creta contra um inimigo comum ou um mal maior, mas a expressão, com o passar do tempo, acabou por significar um fenômeno típico na história das religiões para indicar a osmose de ritos, tradições não homogêneas e crenças até formar um conjunto de formas religiosas. Desse modo, acerca das características do sincretismo religioso, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Fenômeno típico da fenomenologia histórica da religião, devido a motivos de ordem antropológicocultural.
( ) A dinâmica do intercâmbio de tradições, cultos e nomes de divindades converte-se em um reconhecimento mútuo e na manutenção de determinados elementos originalmente independentes.
( ) No âmbito filosófico, o sincretismo é a expressão, na Antiguidade, dos limites fluidos entre a religião e a Filosofia e dos vínculos entre a Filosofia e o mito.
( ) Fusão de elementos culturais diferentes, ou até antagônicos, em um só elemento, continuando perceptíveis alguns sinais originários.
( ) O sincretismo religioso é como um transbordamento de sistemas doutrinais heterogêneos. Veja-se o intento do gnosticismo de fundir o cristianismo com as Filosofias helenistas ou, como ocorreu nos primeiros séculos do cristianismo, nos quais brotavam doutrinas orientais, Filosofia grega e superstições pagãs no jardim da espiritualidade cristã.
a)
F/ V/ V/ F/ F. |
b)
V/ F/ F/ V/ V. |
c)
V/ V/ V/ F/ V |
d)
V/ V/ V/ F/ F |
e)
F/ V/ V/ F/ V |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.