INSTRUÇÃO: Leia o texto abaixo e responda à(s) questão(ões) a seguir.
Acontece que os cientistas são humanos. Os livros de História normais se esquecem de mencionar esse fato, mas eles são. Leibniz, Newton, Kepler, Mendel, Pasteur – todos foram acusados de fraude, e podem muito bem tê-la cometido. A acusação contra Leibniz, feita enquanto ele ainda era vivo, foi de plágio. Não sei se realmente ele era 5 culpado, mas a Sociedade Real de Londres decidiu que sim e o condenou. O estudioso R. Westfall, em 1973, acusou Newton de “fraude deliberada”, pois descobriu que o cientista falseou os números para atingir os dados desejados. Kepler sempre afirmou que sua teoria sobre a órbita elíptica dos planetas se apoiava em cálculos matemáticos, mas, em 1990, descobriram que os números haviam sido inventados, e seu crime foi expresso em 10 manchete de jornal. Mendel relatou proporções genéticas que não poderia ter visto em suas plantas e que não poderiam ter resultado de “acidentes de mostragem”. Ninguém sabe, contudo, se foi Mendel ou um de seus assistentes quem cometeu o erro. Pasteur, o cientista francês que descobriu como o calor mata os germes, mentiu a respeito de seus 15 métodos, manipulou os dados e roubou uma ideia de um concorrente. As falcatruas foram descobertas no começo da década de 1990.
(SHENKMAN, R. As mais famosas lendas, mitos e mentiras da história do mundo.
Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. Adaptado.)
Em relação ao excerto Ninguém sabe, contudo, se foi Mendel ou um de seus assistentes quem cometeu o erro, assinale a afirmativa correta.
a)
O conector contudo , entre vírgulas, acrescenta o sentido de conclusão ao enunciado. |
b)
O pronome quem , referindo-se a um dos assistentes, tem a função de possessivo indireto. |
c)
A conjunção se estabelece relação de condição em se tratando da autoria do erro. |
d)
O termo seus , elemento coesivo referencial, no excerto está retomando Mendel. |
e)
Na expressão o erro , o artigo definido está indevidamente utilizado porque a palavra erro não possui referente no texto. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.