A imensidão do Brasil revela que existem regiões que não foram desbravadas e que mantêm até hoje povos que habitavam o solo nacional, antes da chegada das caravelas de Pedro Álvares Cabral. Na Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, por exemplo, existem entre 2 mil e 3 mil índios que nunca tiveram contato com homens de outras etnias. O vale tem 8,5 milhões de hectares, sendo considerado o maior mosaico visual de referências indígenas isoladas do mundo.
Nos últimos 15 anos, nove servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) morreram tentando contato com tribos isoladas na região. Atualmente, a luta que ocorre diariamente é para preservar o direito dos índios de permanecer no isolamento. A região tem mais de dez mil índios contatados e 16 referências de índios isolados, sendo nove confirmadas.
Segundo o coordenador regional da Funai, Bruno Pereira, a política de acabar com os contatos com grupos isolados partiu da experiência de indigenistas, funaianos e sertanistas, que, ao longo de 120 anos de indigenismo de Estado, comprovaram que a aproximação era feita sem o cuidado devido e somente os índios se prejudicavam. O principal dano eram as doenças contagiosas, que quase levaram etnias à extinção, como aconteceu com os matis, também chamados de matsés, etnia reduzida a menos da metade, em apenas dois anos.
O último grupo contatado foi da etnia korubo, em 2003. Atualmente, o grupo de korubos tem 29 índios. Conhecidos como caceteiros da Amazônia, eles mataram alguns madeireiros que invadiram a mata, em busca de madeira, e que queriam expulsar os índios do próprio território. Três índios korubos morreram no confronto, o que fez com que eles se aproximassem de algumas comunidades na região de Atalaia do Norte, a 1 138 quilômetros de Manaus. A Funai foi acionada para tentar acabar com o confronto.
(www.acritica.uol.com.br. Adaptado.)
Um dos recursos linguísticos mais utilizados para se garantir a coesão de um texto é o emprego de pronomes. No trecho – Na Terra Indígena Vale do Javari, na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia, por exemplo, existem entre 2 mil e 3 mil índios que nunca tiveram contato com homens de outras etnias. –, o pronome destacado tem essa função, estabelecendo a relação entre
a)
a expressão 2 mil a 3 mil índios e a oração nunca tiveram contato com homens de outras etnias. |
b)
a expressão quantitativa entre 2 mil e 3 mil índios e o adjunto homens de outras etnias. |
c)
a expressão fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia e o objeto direto contato com homens de outras etnias. |
d)
o adjunto na fronteira do Brasil com o Peru e Colômbia e a expressão explicativa por exemplo. |
e)
o adjunto Na Terra Indígena Vale do Javari e o predicado existem entre 2 mil e 3 mil índios. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.