ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / UEA - Universidade do Estado do Amazonas - Vestibular - Vunesp - 2013 - Conhecimentos Específicos - Tipo 3 - 1.º Semestre 2014


Questão:

Quando uma seca devastadora se abateu sobre o nordeste em 1970, Médici voou para Recife para uma inspeção pessoal, e ficou profundamente chocado. Dezenas de milhares de flagelados rumavam para as cidades costeiras. Médici concluiu o óbvio: a região nordestina, considerados os seus recursos, tinha excesso de população. De volta do Recife, Médici decidiu que o Nordeste e a Amazônia deviam ser atacados como um só problema. O Brasil construiria uma estrada transamazônica que abriria o “despovoado” vale amazônico. O excesso de população do Nordeste seria levado para a Amazônia atraída pelas terras férteis e baratas. Médici chamou a isso “a solução de dois problemas: homens sem terra do Nordeste e terras sem homens na Amazônia”.

(Thomas Skidmore. Brasil: de Castelo a Tancredo, 1964-1985, 1988. Adaptado.)

O projeto da Transamazônica tinha múltiplos significados para o governo do general Emílio Garrastazu Médici. Mas, em certa medida, a Transamazônica repetia um projeto reiteradamente aplicado pelos governantes brasileiros que

Resposta errada
a)

ignoravam a miséria social provocada por secas periódicas e a questão da tênue presença do Estado em algumas regiões brasileiras.

Resposta correta
b)

procuravam resolver problemas sociais do Nordeste por meio do desenvolvimento da Amazônia e, ao mesmo tempo, proteger um território de importância geopolítica.

Resposta errada
c)

favoreciam a elite social agrária do Nordeste brasileiro, deslocando, para a selva amazônica, militantes políticos e camponeses ligados aos sindicatos rurais.

Resposta errada
d)

atendiam aos apelos das populações das cidades litorâneas brasileiras, preocupadas com a periódica invasão de flagelados e retirantes oriundos da Amazônia.

Resposta errada
e)

insistiam na divisão, entre os camponeses sem terra, dos latifúndios nordestinos e, nesse meio tempo, transferiam parte da mão de obra excedente para o território amazonense.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.