Texto para a(s) questão(ões) a seguir.
O Brasil e as drogas
Algumas recentes notícias divulgadas na mídia, especialmente a que dá conta de que o Brasil ocupa a 2.ª colocação no ranking mundial de consumo de cocaína e derivados (crack, por exemplo), atrás apenas dos Estados Unidos, aumentaram a preocupação das autoridades e da população em geral com relação ao problema das drogas em nosso país.
Certamente, a indesejada posição no ranking mundial de consumo de drogas levanta a questão sobre o papel de cada entidade pública e de cada cidadão no enfrentamento da questão das drogas. Contudo, é preciso avaliar inúmeros outros aspectos na constante busca de aperfeiçoamento da atividade de cada envolvido, de forma que se possa dar a devida contribuição para o enfrentamento da questão com eficiência.
O combate militarizado ao tráfico, de forma isolada, certamente será medida ineficiente na luta contra as drogas. Seu efeito, ao contrário, somente aumentará o custo da operação do tráfico, o que aumentará ainda mais sua lucratividade e fomentará a corrupção.
(Fábio Sérgio do Amaral)
"Algumas recentes notícias divulgadas na mídia, especialmente a que dá conta de que o Brasil ocupa a 2.ª colocação no ranking mundial de consumo de cocaína e derivados (crack, por exemplo), atrás apenas dos Estados Unidos, aumentaram a preocupação das autoridades e da população em geral com relação ao problema das drogas em nosso país".
Deduz-se desse primeiro parágrafo do texto que
a)
não havia, no Brasil, preocupação com o problema das drogas antes de algumas notícias divulgadas pela mídia. |
b)
a notícia da 2.ª colocação do Brasil no ranking mundial do consumo de cocaína e derivados fez com que algumas notícias fossem divulgadas pela mídia. |
c)
além do crack, não há outros derivados da cocaína que sejam consumidos no Brasil. |
d)
o problema das drogas preocupava somente as autoridades, mas agora chega também a preocupar a população em geral. |
e)
as informações prestadas pela mídia são dignas de confiança. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.