Feminista fez barulho a favor do voto das mulheres
1 O movimento feminista começou a florescer no Brasil na virada do século 20. Diante da omissão da Constituinte de 1891 acerca do voto feminino, a baiana 4 Leolinda de Figueiredo Daltro deu entrada no requerimento de seu alistamento eleitoral. Não obteve sucesso, mas também não entregou os pontos. 7 Em 23 de dezembro de 1910, fundou no Rio de Janeiro o Partido Republicano Feminista. O grupo tinha como principal objetivo mobilizar as mulheres pelo direito 10 de votar. Em novembro de 1917, uma passeata organizada por Leolinda contou com a participação de 90 mulheres. O que hoje não pararia o trânsito deve ter causado horror em 13 distintos senhores e madames. Em 1919, Leolinda lançou-se à Intendência Municipal do Rio de Janeiro. A candidatura, porém, foi 16 rejeitada. Quando, em 1932, Getúlio Vargas instituiu o direito de voto às mulheres, [ela] declarou que morreria feliz, pois finalmente vira o resultado de sua vida de lutas. 19 Morreu três anos depois, aos 75 anos de idade.
Disponível em: <http://www.almanaquebrasil.com.br/curiosidades-politica/7929-feminista-fez-barulho-a-favor-do-voto-das-mulheres.html>. Acesso em: 30/12/2013, com adaptações.
No contexto, a expressão “não entregou os pontos” (linhas 5 e 6) significa que Leolinda, após a sua primeira frustração, não
a)
se surpreendeu com o ocorrido. |
b)
teve sucesso diante do que pretendia. |
c)
desistiu do que pretendia. |
d)
se emocionou com o episódio. |
e)
discordou da decisão tomada pela Justiça. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.