1 O Poder Executivo tomou a correta decisão de vetar na íntegra a lei que volta a relaxar os controles para a criação de municípios devido ao efeito devastador que essa lei, caso 4 vigore, causará nas contas públicas, já abaladas. Criar novas prefeituras significa aumentar a pressão por aumento dos repasses de estados e da União. Ou seja, mais 7 gastos públicos. O passado mostra que a maioria das mais de mil novas cidades não consegue arcar com o custo dos incontáveis empregos públicos e de estruturas surgidas do 10 nada, apenas devido à mudança de status do distrito para município. O Globo, 5/3/2014 (com adaptações).
Qual você acredita que esteja certo: colocar o verbo no singular ou plural?
Para entendermos melhor, vamos selecionar uma das orações acima:
A maioria das pessoas faltaram ou faltou à reunião.
Veja que o sujeito “A maioria das pessoas” tem o núcleo no singular: maioria. No entanto, este último é seguido de uma palavra no plural: pessoas.
Chamamos de sujeito “coletivo partitivo” o termo no plural (pessoas, indivíduos, crianças, condôminos, empresários, funcionários, etc.) em associação com o núcleo do sujeito no singular que expressa quantidade (parte, maioria).
Quando isso ocorre, a concordância pode ser feita tanto com o núcleo do sujeito e, então, ficará no singular quanto com o substantivo após o núcleo e, portanto, ficará no plural.
Assim: A MAIORIA das pessoas FALTOU à reunião ou A maioria das PESSOAS FALTARAM à reunião.
No entanto, é importante lembrar que é preferível pela norma culta e também mais usual em veículos de comunicação, a concordância verbal no SINGULAR.
Logo, sempre opte por dizer: Grande parte dos indivíduos sofre com stress hoje em dia;
A maior parte das crianças já foi brincar; Boa parte dos condôminos aceitou a proposta e Parte dos empreendedores começou com pouco dinheiro e A maioria dos políticos é arrogante e pretensiosa.
OBSERVAÇÃO:
1. Nunca use a expressão “a grande maioria”, pois é redundante, se é grande, já é maioria. Opte por um: ou grande, ou maioria.
2. Quando a expressão de quantidade (maioria, parte) não vier seguida de substantivo no plural (pessoas, funcionários, alunos, professores, etc.), o verbo fica no singular: A maioria é formada! Boa parte não tem estudo!
Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.