1 A história constitucional brasileira está repleta de referências difusas à segurança pública, mas, até a Constituição Federal de 1988 (CF), esse tema não era tratado em capítulo 4 próprio nem previsto mais detalhadamente no texto constitucional. A constitucionalização traz importantes consequências 7 para a legitimação da atuação estatal na formulação e na execução de políticas de segurança. As leis acerca de segurança, nos três planos federativos de governo, devem estar 10 em conformidade com a CF, assim como as respectivas estruturas administrativas e as próprias ações concretas das autoridades policiais. Devem ser especialmente observados os 13 princípios constitucionais fundamentais — a república, a democracia, o estado de direito, a cidadania, a dignidade da pessoa humana — bem como os direitos fundamentais — a 16 vida, a liberdade, a igualdade, a segurança. O art. 144 deve ser interpretado de acordo com o núcleo axiológico do sistema constitucional em que se situam esses princípios fundamentais. Cláudio Pereira de Souza Neto. A segurança pública na Constituição Federal de 1988: conceituação constitucionalmente adequada, competências federativas e órgãos de execução das políticas. Internet: <www.oab.org.br> (com adaptações).
Com relação às ideias e a aspectos gramaticais desse texto, julgue o(s) item(ns) seguinte(s).
Na linha 2, o emprego do acento indicativo de crase em "à segurança pública" justifica-se pela regência do termo "difusas" e pela presença do artigo definido a antes de "segurança pública".
O acento justifica-se pela regência do termo “referência” e pela presença do artigo definido "a" antes de “segurança pública”.
Certa. |
Errada. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.