O conceito de justiça social evolve de outros
princípios, segundo os quais a distribuição,
entre todos os membros da sociedade, dos
bens materiais, culturais, espirituais, etc., nela
5 contidos, ou por ela produzidos, deveria fazer-se
segundo as três premissas seguintes:
- a distribuição entre todos, de parte substancial
dos bens econômicos produzidos pela sociedade,
deveria ser tão igual e equitativa quanto
10 humanamente factível;
- a outra parte deveria permanecer com as
pessoas como retribuição ao seu talento, esforço
e mérito e à quantidade e qualidade da sua
contribuição pessoal para a geração dos bens e/
15 ou da riqueza nacional;
- competiria ao Estado defi nir a quantidade,
a ocasião e a forma com que cada pessoa
contribuirá para tornar acessível a todos uma
parte do que ganha, produz ou possui.
(Said Farhat, Justiça Social. Dicionário Parlamentar e Político
http://www.politicaecidadania.com.br/site/dicionario_main.asp?strVerbete.
Acesso em 3/6/2010, com adaptações).
Considerando a continuidade do parágrafo, julgue as possibilidades de outra redação para os itens que constituem a enumeração das “três premissas” (l.6), em destaque no texto.
I. primeiramente, a distribuição entre todos, de parte substancial dos bens econômicos produzidos pela sociedade, deveria ser tão igual e equitativa quanto humanamente factível; em segundo lugar, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuição ao seu talento, esforço e mérito e à quantidade e qualidade da sua contribuição pessoal para a geração dos bens e/ou da riqueza nacional; competiria, por fim, ao Estado definir a quantidade, a ocasião e a forma com que cada pessoa contribuirá para tornar acessível a todos uma parte do que ganha, produz ou possui.
II. a distribuição entre todos, de parte substancial dos bens econômicos produzidos pela sociedade, deveria ser tão igual e equitativa quanto humanamente factível, seria a primeira, a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuição ao seu talento, esforço e mérito e à quantidade e qualidade da sua contribuição pessoal para a geração dos bens e/ou da riqueza nacional. E competiria ao Estado definir a quantidade, a ocasião e a forma que cada pessoa contribuirá para tornar acessível a todos uma parte do que ganha, produz ou possui, seria a terceira.
III. as duas primeiras seriam: a distribuição entre todos, de parte substancial dos bens econômicos produzidos pela sociedade, deveria ser tão igual e equitativa quanto humanamente factível; e a outra parte deveria permanecer com as pessoas como retribuição ao seu talento, esforço e mérito e à quantidade e qualidade da sua contribuição pessoal para a geração dos bens e/ou da riqueza nacional. Como terceira competiria ao Estado definir a quantidade, a ocasião e a forma com que cada pessoa contribuirá para tornar acessível a todos uma parte do que ganha, produz ou possui.
Estão respeitadas a coerência entre os argumentos e a correção gramatical apenas em:
a)
II |
b)
I |
c)
III |
d)
I e II |
e)
I e III |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.