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Comentários / UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - Assistente em Administração - UFES - Universidade Federal do Espírito Santo - 2015 - Prova Objetiva


A geração digital entra em cena

LEIA o texto e responda à questão.

1                 Julia B. Orlovsky brinca de boneca e faz roupinhas como toda criança de 5 anos fazia na
2         época de sua mãe e continua fazendo ainda hoje. Com uma diferença: ela desenha no computador
3         os vestidos que depois são impressos em tecido. O fim da velha brincadeira de casinha? Não, sinal
4         dos tempos. A nova geração, nascida sob o signo da revolução da informática, sabe manejar
5         computadores, tablets e smartphones com a mesma agilidade com que suas avós manejavam dedal,
6         agulha e linha. Muito diferente de seus pais, que só foram conhecer os recursos do micro quando
7         adultos, a maior parte no ambiente de trabalho.
8                 A maioria desses pais tem muita dificuldade com os manuais de instrução dos aparelhos
9         eletrônicos. Seus filhos nem precisam se valer deles. Leonardo Sá F. de Oliveira, aos 9 anos, por
10        exemplo, aprendeu a ligar o aparelho de DVD, aos 2 anos, para apreciar seus filmes prediletos.
11        Depois conheceu o videogame, o computador e a internet. Aos 4, decepcionou-se com a aula de
12        informática da pré-escola que frequentava, porque os micros eram antiquados. “Não tem internet?
13        Então não quero", declarou à professora atônita na época. Os pedagogos reagem desconcertados ao
14        fenômeno que ameaça fugir de seu controle. Como lidar com crianças assim?
15                André M. Ribeiro, aos 4 anos, não sabia ler nem escrever, mas desde os 3 mexia no micro.
16        Para ele, o mouse era mais fácil de movimentar que a caneta. Ana Luiza P. da Cunha, aos 10, já
17        desmontava e montava aparelhos eletrônicos. [...] Para crianças como essas, a vida de hoje sem
18        controles remotos nem computadores equivaleria a uma idade das trevas, uma vez que todas têm
19        extrema facilidade em lidar com novas tecnologias. [...]
20                Em 1998, pesquisa exclusiva encomendada por Época ao Instituto Vox Populi, realizada em
21        cinco capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife e Belo Horizonte), confirmava que os
22        brasileiros já estavam se digitalizando. [...] A maioria dos jovens já sabiam usar aparelhos
23        eletrônicos, videogame e computador. [...]
24                Muitos dos que têm computador passam longas horas rodando programas, jogos ou
25        acessando a Internet. Quando ligados à rede mundial, navegam pelos sites, jogam, mas também não
26        perdem a oportunidade de se comunicar por meio de facebook e de outros aplicativos.
27                "Como as crianças podem fazer isso?", perguntam-se os pais atônitos. Não correm o risco de
28        ficar viciadas, autômatas, sem capacidade de raciocínio? Ou pequenos egoístas, pré-programados
29        para se tornarem adultos nervosos e agressivos, como anunciam alguns? O professor de História da
30        Cultura da Universidade de São Paulo, Nicolau Sevcenko, afirmou que essa geração é parte da
31        revolução microeletrônica, a terceira onda tecnológica "depois da revolução industrial e da revolução
32        científico-tecnológica, que decorreu da utilização da eletricidade e dos derivados de petróleo". Para
33        Sevcenko, as pessoas nas grandes metrópoles, em declínio, caminham para um individualismo cada
34        vez maior. "Criminalidade, trânsito e outros problemas urbanos levam ao isolamento dos indivíduos",
35        disse o professor. "Essa tecnologia contribui para isso. Antes as crianças brincavam juntas e agora
36        cada uma vai para a frente do computador."
37                O escritor americano Don Tapscott, autor de Growing up Digital - The Rise of the Net
38        Generation ("Crescendo digitalmente - o surgimento da geração Internet") e grande admirador da
39        geração digital, pensa de modo diferente. Para ele, a tecnologia contribui para unir as pessoas, que
40        jogam em grupo e trocam mensagens ou batem papo pela Internet. "Posso dizer com certeza que
41        crianças sem acesso às novidades tecnológicas vão estar em desvantagem", afirmou. A maioria dos
42        pais já sabe disso. [...].
43                Mas alguns produtos especialmente admirados pela geração digital não têm imagem tão
44        positiva entre os adultos. Principalmente os jogos eletrônicos, considerados perda de tempo ou algo
45        nocivo. Pais preferem dar às crianças softwares educativos em vez de games com conteúdo violento.
46        [...] 

(Texto modificado - Revista Época, n.º 22. São Paulo, Globo, 19/10/1998.)

Questão:

Identifique as relações de sentido que as palavras muito, quando, para, porque e como estabelecem nas frases extraídas do texto.

I. Muito diferente de seus pais, (...) (linha 6)

II. que só foram conhecer os recursos do micro quando adultos, (...) (linhas 6-7)

III. para apreciar seus filmes prediletos. (linha 10)

IV. porque os micros eram antiquados. (linha 12)

V. "Como as crianças podem fazer isso?" (linha 27)

A sequência CORRETA de respostas, de cima para baixo, é:

Resposta errada
a)

concessão – modo – finalidade – tempo – condição

Resposta errada
b) intensidade – condição – finalidade – condição – modo
Resposta errada
c)

tempo – finalidade – comparação – modo – condição

Resposta errada
d)

consequência – intensidade – tempo – condição – comparação

Resposta correta
e)

intensidade – tempo – finalidade – causa – modo

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