1 Às vezes, eu sinto a angústia de um menino perdido numa multidão. Vivemos hoje no Brasil um período inusitado de estabilidade política permeada pelas superimposições 4 promovidas pelo casamento entre hierarquias aristocráticas ― que, em todas as sociedades (e sobretudo na escravidão, como percebeu o seu teórico mais sensível, Joaquim Nabuco), têm 7 como base a amizade e a simpatia pessoal ― e pelo individualismo moderno relativamente igualitário, que demanda burocracia e, com ela, uma impecável, abrangente e 10 inatingível impessoalidade. O hibridismo resultante pode ser negativo ou positivo. Pelo que capturo, o hibridismo é sempre mal visto porque ele 13 não cabe no modo ocidental de pensar. Provam isso as Cruzadas, a Inquisição, o Puritanismo, as Guerras Mundiais, o Holocausto e a exagerada ênfase na purificação e na eugenia ― 16 na coerência absoluta entre gente, terra, língua e costumes, típicas do eurocentrismo. A mistura corre do lado errado e tende a derrapar como um carro dirigido por jovens bêbados 19 quando saem da balada. Como gostamos de brincar com fogo, estamos sempre a um passo da legitimação da violência, justificada como a voz 22 dos oprimidos que ainda não aprenderam a se manifestar corretamente. E como fazê-lo se jamais tivemos um ensino efetivamente igualitário ou instrumental para o igualitarismo 25 numa sociedade cunhada pelo escravismo e por uma ética de condescendência pelos amigos e conhecidos? Pressinto uma enorme violência no nosso sistema de 28 vida. Temo que ela venha a ocupar um território ainda mais denso e seja usada para legitimar outras violências tanto ou mais brutais do que o quebra-quebra hoje redefinido como 31 “manifestações”, protestos que começam como demandas legítimas e, infiltrados, tornam-se quebra-quebras. Qual é o lado a ser tomado se ambos são legítimos e, como é óbvio, 34 dizem alguma coisa como tudo o que é humano? Estou, pois, um tanto perdido e um tanto achado nessa encruzilhada entre demandas legais e prestígios pessoais. Entre 37 patrimonialismo carismático e burocracia, os quais sustentam o “Você sabe com quem está falando?” ― esse padrinho do “comigo é diferente”, “cada caso é um caso”, “ele é meu 40 amigo”, “você está errado mas eu continuo te amando”... E por aí vai numa sequência que o leitor pode inferir, deferir ou embargar.
Roberto da Mata. Achados e perdidos. In: O Estado de S.Paulo, São Paulo, 23/10/2013 (com adaptações).
O texto de Roberto da Mata é;
a)
estruturado sob ponto de vista marcadamente individualista, o que se comprova pelo emprego reiterado da primeira pessoa do discurso. |
b)
predominantemente descritivo, visto que se resume na descrição de conceitos sociológicos, tais como o de hibridismo. |
c)
predominantemente narrativo, dada a forma como se organizam os fatos constituidores da sociedade brasileira. |
d)
expositivo-argumentativo, o que se evidencia pela exposição de ideias e argumentação sob um viés teórico-crítico. |
e)
construído com base em princípios moralizantes e dogmáticos sem a apresentação de argumentos que possam ser comprovados empiricamente. |
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Texto Narrativo
Os textos narrativos apresentam ações de personagens no tempo e no espaço. Sua estrutura é dividida em: apresentação, desenvolvimento, clímax e desfecho. Alguns exemplos de gêneros textuais narrativos:
Romance
Novela
Crônica
Contos de Fada
Fábula
Lendas
Texto Descritivo
Os textos descritivos se ocupam de relatar e expor determinada pessoa, objeto, lugar, acontecimento. Dessa forma, são textos repletos de adjetivos os quais descrevem ou apresentam imagens a partir das percepções sensoriais do locutor (emissor). São exemplos de gêneros textuais descritivos:
Diário
Relatos (viagens, históricos, etc.)
Biografia e autobiografia
Notícia
Currículo
Lista de compras
Cardápio
Anúncios de classificados
Texto Dissertativo-Argumentativo
Os textos dissertativos são aqueles encarregados de expor um tema ou assunto por meio de argumentações; são marcados pela defesa de um ponto de vista, ao mesmo tempo que tenta persuadir o leitor. Sua estrutura textual é dividida em três partes: tese (apresentação), antítese (desenvolvimento), nova tese (conclusão). Exemplos de gêneros textuais dissertativos:
Editorial Jornalístico
Carta de opinião
Resenha
Artigo
Ensaio
Monografia, dissertação de mestrado e tese de doutorado
Texto Expositivo
Os textos expositivos possuem a função de expor determinada ideia, por meio de recursos como: definição, conceituação, informação, descrição e comparação. Assim, alguns exemplos de gêneros textuais expositivos:
Seminários
Palestras
Conferências
Entrevistas
Trabalhos acadêmicos
Enciclopédia
Verbetes de dicionários
Texto Injuntivo
O texto injuntivo, também chamado de texto instrucional, é aquele que indica uma ordem, de modo que o locutor (emissor) objetiva orientar e persuadir o interlocutor (receptor); por isso, apresentam, na maioria dos casos, verbos no imperativo. Alguns exemplos de gêneros textuais injuntivos:
Propaganda
Receita culinária
Bula de remédio
Manual de instruções
Regulamento
Textos prescritivos
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