ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / IFMS (Instituto Federal Mato Grosso do Sul) - Professor - Língua Portuguesa e Inglesa - IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) - 2019


Questão:

Com relação aos sentidos e ao emprego de palavras e expressões no texto de Salvador Nogueira, assinale a alternativa correta:

Resposta correta
a)

No trecho “Em outubro de 2018, um grupo de “pesquisadores" terraplanistas foi recebido por deputados estaduais na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde ganharam uma homenagem por seus “estudos" sobre a forma do nosso planeta.", as palavras pesquisadores e estudos recebem aspas como forma de denotar a presença de uma figura de linguagem, no caso, a ironia.

Resposta errada
b)

Em “O sujeito espera a primeira brisa gelada soprar para dizer “cadê o aquecimento global?". É dramático, e se trata de um problema que está ganhando proporções cada vez maiores.", se as expressões cadê e cada vez forem substituídas, respectivamente, por indubitavelmente e onde está, não haverá perda para a correção gramatical e para o sentido do texto.

Resposta errada
c)

O adjetivo sandices, no trecho “O terraplanismo é folclórico. Rende risadas. Mas o fato de sandices como essa ganharem popularidade não tem a menor graça.", foi empregado com o sentido de siso.

Resposta errada
d)

Em “E mesmo quando defensores do movimento antivacinas são confrontados com esses números, e com a explicação clara de como vacinas funcionam e de como simplesmente não há evidência de que elas possam causar os males que se atribuem a elas, ainda assim eles podem se esconder por trás de teorias conspiratórias sobre a “malévola indústria farmacêutica.", as formas verbais funcionam e atribuem foram empregadas em sentido conotativo.

Resposta errada
e)

A expressão ambientalista globalista esquerdista sei-lá-mais-o-que-ista, presente em “Não é mais o seu primo doido no WhatsApp. É o Ministro das Relações Exteriores que atribui às medições feitas pela Agência Espacial dos Estados Unidos o status de “complô ambientalista globalista esquerdista sei-lá-mais-o-que-ista".", foi empregada como sinônimo de eclético e possui valor substantivo, podendo ser substituída por essa palavra sem prejuízo para o sentido e para a correção gramatical do texto.

Comentários

Ainda não há comentários

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.