Na literatura atual um sistema silvicultural é definido como uma sequência de amostragens e tratamentos silviculturais com vistas a obter uma floresta com uma proporção de árvores de espécies comerciais desejáveis e cada vez mais vigorosas (LOUMAN et el, 2001). Os sistemas silviculturais subdividem-se em dois grupos: sistemas monocíclicos e sistemas policíclicos. São designados monocíclicos os sistemas pelos quais, em uma só operação, é abatida a totalidade de estoque de madeira comercial. Estes sistemas têm por objetivo criar florestas altas equiâneas destinadas a exploração e operações de regeneração dentro de rotações previamente estabelecidas (rotações longas). Os sistemas policíclicos são aqueles que manejam o povoamento em pé, e as operações de abate do estoque de madeira se aplicam cada vez apenas a uma parte das espécies, com o objetivo de criar uma floresta alta multiânea manejada e composta predominantemente por espécies comerciais. Com base no exposto acima é correto afirmar o seguinte:
a) no sistema policíclico, os danos ambientais são mais elevados.
|
b) no sistema policíclico, as despesas com cuidados culturais são elevadas devido à necessidade da vegetação à altura do joelho.
|
c) os sistemas monocíclicos tem apresentado melhores resultados em florestas secundárias e dominadas por uma ou poucas espécies de valor comercial.
|
d) os sistemas monocíclicos potencializam a função protetora da floresta e da biodiversidade.
|
e) os sistemas monocíclicos independem da regeneração natural ou artificial.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.