A Educação Física (EF), ou o ensino de atividades físicas e condicionamento físico, remonta até 386 a.C. à escola de Platão, conhecida como “Akademia". O pai de nossas aulas mais modernas de EF é Friedrich Jahn, um professor do início de 1800, que começou a ensinar um programa de atividades esportivas ao ar livre para os alunos nas escolas secundárias. Sobre o assunto, não é aceito que
a) alguns de seus métodos, como a trave de equilíbrio e barras paralelas, servem como equipamentos fundamentais para a ginástica. Na verdade, ele criou o primeiro clube de ginástica para jovens e adultos.
|
b) inspirado nas mudanças globais, o Brasil deu início às aulas de EF no ano de 1851. A popularização desta área de ensino só veio após 1920, quando vários Estados, além da Capital federal, implantaram reformas educacionais mais profundas.
|
c) o alemão Charles Beck levou a ginástica para os Estados Unidos em 1925, quando começou a ensinar em Northampton, Massachusetts, em uma escola que seguia o sistema alemão. Já o inglês Charles Follen fundou o primeiro ginásio de esportes da Universidade de Harvard, em 1826.
|
d) no início do século XX foram criadas diversas escolas militares com foco na EF. O país se inspirou nos métodos de ensino das escolas alemã, sueca e francesa (Higienismo e Militarismo). Após a Segunda Guerra Mundial, o Brasil investiu abruptamente neste ensino usando o modelo esportivista.
|
e) John Dewey, um psicólogo americano que liderou um movimento de educação progressista nos Estados Unidos, pressionou o governo por reformas no sistema educacional. Sua abordagem natural à educação centrada na criança fez com que a EF fosse incluída em mais escolas naquele país.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.