Barbosa (1997) classifica a avaliação em três etapas que podem auxiliar o trabalho docente numa perspectiva de avaliação qualitativa e participativa, são elas: Diagnostica, Formativa e Somativa. Sobre essas etapas, considera-se que
a) a avaliação somativa tem por finalidade verificar o processo de ensino aprendizagem através de dados qualitativos, para que o aluno saiba se poderá seguir para a próxima série ou não.
|
b) para que a avaliação somativa se efetive é necessário que somente o professor se reconheça mediador do processo ensino aprendizagem, refletindo constantemente sobre sua prática pedagógica.
|
c) a avaliação diagnóstica é aquela realizada no início e no interim de um ano letivo ou curso, tendo por objetivo dar ao professor informações sobre o nível de conhecimento ou habilidades que o aluno ainda não possui.
|
d) a avaliação diagnóstica se refere às informações do nível de ensino aprendizagem, conhecimento e habilidades que o professor coleta para direcionar o seu planejamento, conforme as características da turma.
|
e) uma outra forma de avaliação é a formativa que ocorre ao término do processo e é extremamente importante para que o professor perceba se a forma como o conteúdo está sendo ministrado contempla a aprendizagem dos alunos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.