A teoria weberiana traz outra abordagem relacionada à estrutura organizacional. Webber atribui um significado técnico à organização formal, voltado à racionalidade e à eficiência. O tipo ideal de burocracia apresenta sete principais dimensões:
a) despersonalização do trabalho, dos relacionamentos, internalização das diretrizes, categorização como técnica do processo decisório, excesso de formalismo, excesso de papelório e exibição dos sinais de autoridade.
|
b) formalização, divisão do trabalho, princípio da hierarquia, impessoalidade, competência técnica, separação entre propriedade e administração e profissionalização do funcionário.
|
c) superconformidade em relação às regras, excesso de regulamentos da organização, propensão dos participantes a se defenderem, pressões externas, divisão do trabalho, resistência a mudanças e competências.
|
d) exigência de controle, maior eficiência, consequências previstas, disfunções, previsibilidade do comportamento, adoção de princípios e conceito de estrutura.
|
e) internalização das normas, excesso de formalismo, excesso de papelório, separação entre propriedade e administração, superconformidade, dificuldades com clientes e divisão do trabalho.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.