Nos últimos dois decênios do século XX, mais especificamente após o fim da Ditadura Militar no Brasil, com a abertura política, situação econômica desfavorável e resquícios da repressão, surgiram vários movimentos das classes operárias em busca de melhorias sociais. E nesse cenário, os professores sentiram-se também no direito de reivindicar participação junto às políticas públicas educacionais. Sobre esse assunto é correto afirmar, exceto:
a) Esses movimentos foram uma “tentativa de superar a cultura tecnicista instalada no meio educativo e politizar o pensamento pedagógico”.
|
b) O referencial marxista se firma nas análises do interior da Pedagogia, tornando como princípio a relação entre realidade educacional e realidade social.
|
c) A ênfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenças de classes da população, pois, embora difundida a ideia de igualdade de oportunidades, não se leva em conta a desigualdade de condições sociais existentes no País.
|
d) Da Pedagogia Tecnicista até os dias atuais, a Didática desfragmentou o seu fundamento, primeiro com a ruptura da sua função prescritiva e instrumental, depois com a variação entre as didáticas, criando várias didáticas e metodologias, principalmente nos cursos de Pedagogia e de Magistério.
|
e) A Pedagogia Histórico Crítica é ideal como proposta de ação concreta para a escola pública, pois preconiza a democratização dos conteúdos socioculturais, científicos e artísticos para as classes populares.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.