Leia o texto para responder à questão.
O que você deve entender antes de dizer que é perfeccionista no trabalho
Você sente (ou conhece alguém) que nunca consegue trabalhar em equipe porque acredita ser a única pessoa que sabe fazer a tarefa direito? Está sempre tentando agradar aos outros, anulando as próprias vontades? E, de tão acostumado à autocrítica, acaba vendo “defeitos” em tudo e em todos? Essas características são comuns aos perfeccionistas, e, se antes esse termo era sinônimo de dedicação, agora se transformou em um sinal de alerta. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos e no Reino Unido apontam para uma população que não está se tornando mais bem-sucedida apesar de buscar a perfeição, mas que, na verdade, está ficando cada vez mais doente.
Segundo os estudos, existem dois tipos de perfeccionismo. O primeiro é o adaptativo, que é saudável. Nele a pessoa se sente motivada a novas conquistas, tem um padrão alto de metas e disciplina para alcançá-las. Porém, o outro tipo de perfeccionismo, o mal-adaptativo, é perigoso para a saúde. O tipo mal-adaptativo nunca está satisfeito com seu desempenho. Isso acontece porque suas metas não são apenas altas, mas irreais. Seus padrões de autocobrança passam do limite, afetando a forma como se comporta, além de estimular uma personalidade controladora, impactando negativamente suas relações interpessoais e levando ao esgotamento físico e mental.
(Sofia Esteves. https://exame.abril.com.br, 10.10.2019. Adaptado)
Uma afirmação condizente com o texto é:
a) O esgotamento físico e mental surge em decorrência do convívio com pessoas controladoras e que estão sempre anulando as próprias vontades.
|
b) Todo aquele que tem dificuldade para trabalhar em equipe e que tem dificuldade de se relacionar é um perfeccionista.
|
c) O perfeccionismo torna-se patológico à medida que a pessoa desenvolve uma disciplina para alcançar um padrão alto de metas.
|
d) O perfeccionista pode adoecer quando se impõe metas inalcançáveis, tornando-se demasiadamente exigente consigo e com os outros.
|
e) A sociedade evoluiu graças a pessoas que estiveram sempre a buscar a perfeição, mas hoje a evolução já não é uma meta a ser perseguida.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.