[...]. Ainda assim, por tudo isto e muito mais, a Guerra Fria podia ter sido pior – muito pior. Começou com uma volta do medo e terminou com um triunfo da esperança, trajetória incomum
para grandes convulsões históricas. Podia perfeitamente ter sido de outra maneira, mas o mundo atravessou a segunda metade do século XX sem ver suas mais graves apreensões se concretizarem. Os binóculos de um futuro distante confirmaram isso, pois, se a Guerra Fria tivesse tomado um rumo diferente, talvez não sobrasse ninguém para olhar o passado com os
binóculos. [...].
(GADDIS, John Lewis. História da Guerra Fria. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.p. 258)
A Guerra Fria (1945 - 1991) marcou a divisão do mundo em dois blocos: um liderado pelos Estados Unidos e outro pela União soviética, gerando um conflito político-ideológico
a) que resultou em alguns episódios de enfrentamento armado entre as principais forças rivais representantes desse fenômeno contemporâneo .
|
b) com resultados internacionalmente pouco expressivos, pois os conflitos armados aconteceram de forma localizada , sem consequências significativas para os dois blocos.
|
c) que tem bases na Doutrina Truman, que dividia o mundo nos blocos capitalista, identificado com os ideais democráticos, e comunista, caracterizado pela tirania soviética.
|
d) que, entre tantos aspectos negativos, produziu uma política de desarmamento, que pode ser apontada como a medida de cautela para o não enfrentamento direto das duas superpotências.
|
e) que buscou mediar, por meio de acordos diplomáticos, as divergências surgidas entre os países integrantes dos dois blocos, evitando-se, assim, confrontos diretos.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.