As ligações aéreas no Brasil têm estrutura concentrada. No total de ligações, 32 pares de cidades são responsáveis por pouco mais da metade dos passageiros transportados (50,2%), e o transporte de carga possui padrão semelhante, na mesma ordem de grandeza. Observe o mapa:
O mapeamento da matriz de ligações mostra uma alta conectividade entre os aeroportos brasileiros, tanto do ponto de vista do transporte de passageiros, quanto do de carga. Sobre as conexões aéreas do Brasil, expostas no mapa, deve-se compreender
a) que a ocorrência de redes isoladas em áreas remotas do país, de baixa centralidade, tem como cidades de maior destaque, Manaus-AM e Campo Grande-MS, que possuem elevada importância regional, fazendo emergir um sistema próprio, em que as ligações dominantes se dão na escala local.
|
b) que as redes de ligações aéreas refletem as concentrações de população e de riquezas no território, ligando, de forma mais intensa, as cidades brasileiras mais ativas em termos econômicos, e de maneira secundaria, centros de menor peso econômico, sendo possível um desenho nítido da rede urbana brasileira em todas as suas dimensões.
|
c) que, embora o país tenha passado por diversas mudanças socioespaciais ao longo das últimas décadas, incluindo o próprio setor da aviação comercial, o padrão aéreo de conexão demonstra a tendência estrutural de uma rede urbana dendrítica, com uma nítida hierarquia entre os centros urbanos brasileiros.
|
d) que São Paulo, como concentradora de fluxos, não só por ser um hub de aviação, que gera conexões para diversas áreas do Brasil, mas também que a cidade é o principal destino direto de passageiros e carga, em virtude de motivos históricos de concentração de população e de atividades econômicas.
|
e) que Brasília se apresenta como importante congregadora de conexões aéreas, principalmente por causa de sua posição central no território, funcionando como importante nó de rede entre a Zona franca de Manaus e a cidade de São Paulo, o que caracteriza a capital federal um importante hub do transporte
aéreo de cargas. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.