O consumo de energia é um dos principais indicadores do desenvolvimento econômico e do nível de qualidade de vida de qualquer sociedade. Ele reflete tanto o ritmo de atividade dos setores industrial, comercial e de serviços, quanto a capacidade da população para adquirir bens e serviços tecnologicamente
mais avançados, como automóveis (que demandam combustíveis), eletrodomésticos e eletroeletrônicos (que exigem acesso à rede elétrica e pressionam o consumo de energia elétrica).
Fonte: BRASIL, Agência Nacional de Energia Elétrica. Atlas de energia elétrica do Brasil. 3ed. Brasília: Aneel, 2008.
Observe o gráfico a seguir:
Sobre as características dos países e regiões do mundo a partir dos dados do gráfico, é procedente afirmar que
a) a China apresenta o maior crescimento percentual no período observado, o que reflete seu grande crescimento econômico dos últimos anos, com impactos diretos no meio ambiente, uma vez que sua principal fonte de energia é a de matriz termelétrica.
|
b) a diminuição do percentual de energia consumida pelos países da OCDE demonstra os limites do crescimento econômico da região, que evidencia as exigências do desenvolvimento de outros modelos de exploração econômica.
|
c) o crescimento observado na América Latina e na África aponta para um processo de industrialização expressivo, com o uso de fontes de energia menos poluidoras, e mostra tendências de solidificação dessas economias.
|
d) o decréscimo do consumo de energia verificada na Rússia nesse período expõe a fragilidade da geopolítica energética do país, incapaz de se sustentar em nível regional, apesar das grandes reservas energéticas de que aquele país dispõe.
|
e) o Oriente Médio é a região que mais aumentou o consumo de energia em termos relativos, graças às suas grandes reservas de combustíveis fósseis, que proporcionam grande crescimento econômico nos últimos anos, apesar de seu notório isolamento econômico.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2024 - Todos os direitos reservados.