Texto 2
K. Anders Ericsson, sueco grandalhão, barbudo e entusiástico, é professor de Psicologia na Florida State University, na qual recorre à pesquisa empírica para determinar o quanto do talento é “natural” e o quanto é adquirido. Conclusão: o atributo que em geral denominamos “talento bruto” é muito superestimado. “Muita gente acha que as pessoas nascem com limitações inatas”, diz. “Mas dispomos de muito poucas evidências concretas de que alguém seja capaz de alcançar qualquer espécie de desempenho excepcional sem se dedicar ao autoaperfeiçoamento”. Ou, em outros termos, a excelência – no futebol, no piano, na cirurgia ou em programação de computadores – quase sempre é conquistada, não inata. E é verdade, como sua avó sempre lhe dizia, que a prática realmente faz a perfeição. Mas não só a prática desordeira, ao acaso. O domínio de uma área, a mestria, decorre do que Ericsson denomina “prática deliberada”, o que significa mais que tocar ao piano a escala de C menor 100 vezes ou treinar saques de tênis até deslocar o ombro. A prática deliberada tem três componentes básicos: definição de objetivos específicos, obtenção de feedback imediato e concentração tanto em técnicas quanto em resultados. As pessoas que se tornam excelentes em determinada área nem sempre são as mesmas que parecem “superdotadas” quando crianças ou jovens. Isso sugere que, quando se trata de escolher o que fazer na vida, as pessoas devem fazer o que amam – sim, sua avó também lhe disse isso – porque, se você não amar o que faz, dificilmente se empenhará o suficiente para ser bom no que faz.
LEVITT, Steven D.; DUBNER, Stephen J. Super Freakonomics. O lado oculto do dia a dia. Trad. Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010, p. 56-57. (adaptado)
Analise as afirmativas abaixo, relacionadas ao Texto 2.
1. A expressão "professor de Psicologia na Florida State University", sublinhada no texto, é predicativo do sujeito da primeira oração do texto.
2. A segunda oração do texto inicia pelo conectivo "na qual", que poderia ser substituído pelo pronome relativo "onde" sem prejuízo gramatical ou de sentido.
3. A "pesquisa empírica", sublinhada no texto, significa a pesquisa científica baseada no racionalismo.
4. Em "Muita gente acha que as pessoas nascem com limitações inatas", a oração sublinhada é uma oração substantiva objetiva direta que complementa o verbo "achar".
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas:
a)
São corretas apenas as afirmativas 1 e 4. |
b)
São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. |
c)
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. |
d)
São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. |
e)
São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. |
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.