1 O conceito de verdade tem sido abordado e compreendido de diferentes formas por diversos pensadores e por diversas escolas filosóficas. Os filósofos gregos 4 começaram a buscar a verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência. De acordo com essa concepção, a verdade estaria inscrita na essência, sendo idêntica à 7 realidade e acessível apenas ao pensamento, e vedada aos sentidos. Assim, um elemento necessário à verdade era a “visão inteligível”; em outras palavras, o ato de revelar, o 10 próprio desvelamento. Já para os romanos, a verdade era Veritas, a veracidade. O conceito era sempre aplicado, isto é, remetia 13 a uma história vivida que pudesse ou não ser comprovada. Essa concepção de verdade subordinava-a, portanto, à possibilidade de uma verificação. A formulação do 16 problema do “critério de verdade” ocupou os adeptos da gnosiologia, aqueles que se dedicavam ao estudo das relações do pensamento, e de seu enunciado, sua forma de 19 tradução na comunicação humana com o objeto ou fato real, em que se buscava uma relação de correspondência. Para a lógica, o interesse circunscrevia-se na correção e(ou) 22 coerência semântica do discurso, da enunciação, descartando a reflexão sobre o mundo objetivo. Para o filósofo Heidegger, as verdades são respostas 25 que o homem dá ao mundo. Ressalte-se a utilização do termo no plural, quando o conceito de verdade perde o critério do absoluto e(ou) do indivisível. Portanto, não 28 haveria mais uma verdade filosófica, mas várias verdades. Esse sentido mais pluralista também é defendido por Foucault, para quem o significado de verdade seria o de 31 expressão de determinada época, cada qual com sua verdade e seu discurso.
Iluska Coutinho. O conceito de verdade e sua utilização no jornalismo. Internet: <www.metodista.br/unesco/gcsb> (com adaptações).
Assinale a opção incorreta a respeito da função textual das estruturas linguísticas do texto.
a)
No encadeamento dos argumentos do texto, a expressão "essa concepção" (l.5) remete à ideia anterior, de "verdade em relação ou oposição à falsidade, ilusão, aparência" (l.4-5). |
b)
A expressão "em outras palavras" (l.9) tem a função de introduzir uma explicação ou um esclarecimento sobre como o conceito de 'visão inteligível' (l.9) deve ser compreendido. |
c)
O desenvolvimento das ideias do texto mostra que a expressão "gnosiologia" (l.17) deve ser interpretada como sinônimo de 'critério de verdade' (l.16). |
d)
Na organização da coesão textual, as duas ocorrências do vocábulo "mais" (l.28 e 29) associam as ideias das orações em que ocorrem às dos parágrafos anteriores, mas sua omissão não prejudicaria a correção ou a coerência textuais. |
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