ACESSE GRATUITAMENTE + DE 450.000 QUESTÕES DE CONCURSOS!

Comentários / TRE - Rio Grande do Sul - Técnico Judiciário - Administrativa - CONSULPLAN - 2008 - Prova Objetiva


A cidade no alto da colina

“Se ainda existe alguém que duvida que os EUA são um lugar onde tudo é possível, que ainda conjectura se os sonhos de nossos fundadores continuam vivos, que ainda questiona o poder de nossa democracia, esta noite é a resposta.” No discurso da vitória, no Grant Park de Chicago, Barack Obama foi adiante e falou ao mundo: “E para todos aqueles que se perguntam se o farol dos EUA ainda brilha com a mesma intensidade, esta noite nós provamos uma vez mais que a verdadeira força de nossa nação não emana da capacidade de nossas armas ou do tamanho de nossa riqueza, mas do poder persistente de nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e inflexível esperança.” O novo presidente retomou um fio histórico muito antigo, conectando-se à tradição do excepcionalismo americano.

(Demétrio Magnoli, O Globo, 13 de novembro de 2008 - fragmento)

Questão:

"...conectando-se à tradição do excepcionalismo americano." O uso correto do acento grave indicador de crase pode ser observado também em:

Resposta correta
a)

Fui à casa dela, mas voltei rapidamente.

Resposta errada
b)

Descobri que a sua paixão é andar à cavalo.

Resposta errada
c)

O novo presidente não dá ouvidos à reclamações.

Resposta errada
d)

Oferecemos à vocês toda a oportunidade possível.

Resposta errada
e)

Dirigi-me à uma pessoa qualquer.

Comentários

- 21/01/2017 / 08:40

vou comentar as erradas.

b - andar a cavalo não é uma semelhança mas sim algo literal. a pessoa montou de fato num cavalo. nesse caso não há acento grave. mas quando, por exemplo falamo de "bife à Oswaldo Aranha" possui crase porque está implícito o conceito de semelhança. "Bife à moda Oswaldo Aranha"

c - o termo "reclamações" está no plural. se o "a" não ta no plural, então ele não tem pronome junto, ou seja, é uma preposição apenas e não leva acento grave. Se o termo "reclamações" estivesse no singular, a crase seria facultativa.

d - não tem crase antes de pronomes pessoais do caso reto.

e - não tem crase antes de pronome indefinido.

- 26/12/2014 / 20:00

Quando se trata da palavra CASA, usa-se crase se ela vier determinada. "Fui à casa DELA" Fui a casa. Aqui não se olha a regência do verbo. Trata-se de uma das exceções da crase. (casa- terra- planeta)

Deixe o seu comentário aqui

Para comentar você precisa estar logado.
E-mail: Senha:

Não é cadastrado?

⇑ TOPO

 

 

 

Salvar Texto Selecionado


CONECTE-SE

Facebook
Twitter
E-mail

 

 

Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.