As políticas sociais ganharam espaço em nível mundial no contexto de desenvolvimento do Estado de Bem-Estar, visto que, em diversos países, elas surgem para atender às demandas geradas pelo pós-guerra e por outros eventos que abalaram as estruturas econômicas, políticas e sociais. Após a Segunda Guerra Mundial, as políticas sociais vivenciaram forte expansão com a intervenção do Estado na regulação das relações sociais e econômicas. Como prática política, as políticas sociais têm seu surgimento associado ao trânsito do capitalismo da livre-concorrência à idade dos monopólios, quando o modo de produção capitalista alcançou a sua maturidade e ao Estado capitalista foram agregadas variadas funções que, até então, não eram objeto da intervenção organizada e sistemática do Estado.
A partir desse pressuposto, e refletindo o processo de surgimento e desenvolvimento das políticas sociais, é correto assinalar que
a) pensar as políticas sociais exige que se faça uma análise contextualizada da sua relação com a ampliação do capitalismo, com o surgimento da questão social e a intervenção do Serviço Social.
|
b) as transformações societárias que ocorrem ao longo da história do Brasil, não sinaliza nenhuma relação com a emersão e desenvolvimento das políticas sociais.
|
c) o surgimento das políticas sociais, na primeira guerra mundial, foi apenas uma estratégia do capital para perpetuar a sua hegemonia dominante.
|
d) as lutas e as demandas das classes dos trabalhadores, assim como, as variadas formas de coerção, não se relaciona com o surgimento das políticas sociais.
|
e) anterior à fase do capitalismo concorrencial, o Estado não desenvolveu políticas sociais e a questão social foi tratada como caso de polícia, visto que o proletariado era considerado classe perigosa.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.