Considere o texto abaixo:
Desde a década de oitenta, vimos afirmando que o Serviço Social é uma especialização do trabalho da sociedade, inscrita na divisão social e técnica do trabalho social, o que supõe afirmar o primado da produção na constituição dos indivíduos sociais. Indagamos sobre o significado social do Serviço Social no processo de produção e reprodução das relações sociais vigentes, o que supõe um ponto de partida e um norte. Este não é a prioridade do mercado, tão cara aos liberais, que privilegiam a esfera da distribuição da riqueza na compreensão da vida social. Assim, as leis históricas que regem a sua produção são tidas como leis "naturais", isto é, assemelhadas àquelas da natureza, de difícil alteração por parte da ação humana. (IAMAMOTO, Marilda. Mundialização do capital, "questão social" e Serviço Social no Brasil. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, n.21, 2008).
Considerando o texto acima, é possível afirmar que a particularidade do Serviço Social no âmbito da divisão social e técnica do trabalho coletivo está organicamente vinculado,
a) a “questão social” que passa a ser interpretada a partir de sua dissociabilidade do capital e das boas condições de trabalho.
|
b) ao processamento do trabalho do assistente social que nem sempre adquiriu centralidade e nem foi totalizado nas suas múltiplas determinações.
|
c)
ao seu fazer profissional que, apesar de ser uma força de trabalho especializada inscrita na organização coletiva do trabalho das instituições/organizações empregadoras, a profissão sempre teve a compreensão do seu significado social mal interpretado pela categoria profissional. |
d) a autonomia profissional que sempre esteve comprometida pelas incidências na sua configuração técnico-profissional.
|
e) às configurações estruturais e conjunturais da ‘questão social’ e às formas históricas de seu enfrentamento, que são permeadas pela ação dos trabalhadores, do capital e do Estado.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.