Segundo Teorização do Serviço Social – Documentos de Araxá, Teresópolis e Sumaré, no que tange à Integração do Serviço Social.
“Dentro da nova perspectiva da metodologia operacional, coloca-se a questão da integração do Serviço Social. É discutível o tema. Os elementos conceptuais são escassos; as experiências em curso, ainda incipientes.
Essa busca de integração evidencia o desejo de um maior rendimento do Serviço Social, podendo-se já identificar algumas formas de abordagem, como: integração dos processos de Serviço Social, de programas e projetos, das técnicas dos processos em programas, e da docência com o exercício profissional e pesquisa." Essas formas de abordagem, na prática, apresentam-se sob os seguintes aspectos, EXCETO:
a) Um mesmo órgão aplica, simultaneamente, os três processos.
|
b) A ação visa à mesma clientela, ou seja, indivíduos e grupos integrantes de uma comunidade e/ou população.
|
c) As características pessoais da clientela e as condições ambientais da área de atuação não determinam a escolha do processo e a passagem de um para outro processo.
|
d) Identificação da problemática e definição das áreas de abordagem através de Serviço Social de Caso, Serviço Social de Grupo, Desenvolvimento de Comunidade e Trabalho com populações.
|
e) Atendimento a casos, grupos, comunidades e populações em função de problemáticas específicas e através de programas e/ou projetos que atendam a essas problemáticas.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.