A Tipificação dos Serviços Socioassistenciais de 2009, descreve a abordagem social da seguinte forma: serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Deverão ser consideradas praças, entroncamento de estradas, fronteiras, espaços públicos onde se realizam atividades laborais, locais de intensa circulação de pessoas e existência de comércio, terminais de ônibus, trens, metrô e outros. São objetivos do Serviço Especializado em Abordagem Social, EXCETO:
a) Construir o processo de saída das ruas e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e a benefícios assistenciais.
|
b) Identificar famílias e indivíduos com direitos violados, a natureza das violações, as condições em que vivem, estratégias de sobrevivência, procedências, aspirações, desejos e relações estabelecidas com as instituições.
|
c) Promover ações de sensibilização para divulgação do trabalho realizado, direitos e necessidades de inclusão social e estabelecimento de parcerias.
|
d) Promover ações para a reinserção familiar e comunitária.
|
e) Contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.