Em documento recente do Ministério da Saúde, os ambulatórios de saúde mental foram considerados um desafio à consolidação dos pressupostos da Reforma Psiquiátrica. Estes serviços são um importante palco para a atuação dos psicólogos. A partir do que o artigo de Guimarães, S. B., Oliveira, I. F. e Yamamoto, O. H. (2013) aponta sobre estes serviços, é correto afirmar que:
a) a única ação ofertada nos ambulatórios de saúde mental pelos psicólogos é o atendimento individual (consulta, psicoterapia, dentre outros).
|
b) nos ambulatórios, a equipe técnica de saúde mental pode incluir psicólogos, psiquiatras e assistentes sociais e, ainda, médicos generalistas, enfermeiros, auxiliares e agentes comunitários.
|
c) atendimentos em grupo, como grupo operativo, terapêutico e atividades educativas em saúde ficam sob a responsabilidade somente dos profissionais do serviço social.
|
d) houve um aumento dos atendimentos grupais para que fossem resolvidas todas as necessidades de um número maior de usuários.
|
e) atividades como visitas domiciliares não são realizadas pela equipe do ambulatório de saúde mental, cabendo apenas aos profissionais de nível médio de outros serviços de saúde.
|
Copyright © Tecnolegis - 2010 - 2025 - Todos os direitos reservados.